sábado, 5 de novembro de 2011

Dia do Radioamador.

Hoje é um dia especial para todos nós radioamadores e mais ainda por sabermos que somos privilegiados por um hobby que agrega o que tem de melhor entre todos. 
Grande parte das vezes somos tachados de loucos entre outras coisas que não merecem ser mencionadas. Fala-se apenas esse tipo de coisa quem de fato não conhece nada sobre nosso fascinante mundo. 
Por diversas vezes ficamos os nossos finais de semana arrumando os equipamentos que compõem a nossa estação ou de um colega, mesmo que esteja tudo funcionando sempre temos algo a fazer. O mais famoso de todos e instalar ou fazer a manutenção em antenas e desta forma nos metemos em cada lugar que qualquer um que não tem a paixão por este exímio hobby duvidaria. Aos apreciadores de montagens não se pode faltar aquela visita ao ferro velho e as feiras de sucata, lá encontra-se objetos que os outros rejeitam e em nossas mãos se transformam em algo com valor relevante. 
Entre nós tem os mais ousados que apreciam um desafio ao extremo, isso mesmo, aqueles colegas que gostam de expedições em locais inimagináveis e com condições de transmissão que ao olhar de alguns parece impossível. 
Com certeza ganhamos muito mais do que perdemos, ganhamos amizades que por diversas vezes são levadas até o último dia de nossa existência, ganhamos conhecimento e por vezes ganhamos algo que só importa de fato a si próprio, um verdeiro e caloroso abraço seguido de um muito obrigado por ter colaborado no resgate de uma vida (s) dentre outras que colaboram com o próximo seja ele quem for e aonde for.
Ser radioamador não é apenas ter uma estação top de linha, ter na parede vários diplomas ou ser reconhecido entre todos como o tal. Ser radioamador, é saber compartilhar os conhecimentos entre todos e estar sempre apto a colaborar com o próximo nos momentos mais delicados.


Renato Nunes - PY1ET






O radioamador.
O radioamadorismo foi uma vocação para experimentadores e comunicadores no início do século passado quando se usavam frequências mais baixas do que as atuais de HF ( 1.8 a 30 MHz ). Nos dias de hoje as faixas para radioamadores se situam para além dos 250 GHz. Até 1970, as bandas de HF foram o meio usado para comunicações costa a costa e internacionais pelos radioamadores, bem como as estações comerciais e governamentais. Estas frequências estavam então sobrecarregadas de estações comerciais de toda natureza em trafego mundial, assim como as comunicações amadoras cidade a cidade, dx, contestes, redes de serviço público e experimentos.Mais recentemente, os radioamadores reverteram este quadro, colocando por vez primeira um repetidor na faixa de 2 metros, propiciando um novo horizonte nas comunicações . A curiosidade na comunicação intercontinental também foi aguçada pela capacidade das bandas de HF.



Benefícios:
- Interesse em engenharia,
- As competências a desenvolver, através de interações técnicas e, portanto, levar mais jovens para a educação em engenharia ou ciência,
- para integrar pessoas com deficiência,
- desenvolver habilidades sociais,
- o desenvolvimento da personalidade por meio do desempenho e prazer através do sucesso no esporte de rádio, em comparação a promover concursos de rádio amador
- contribuir para a compreensão global e promover a integração dos cidadãos estrangeiros,
- a comunidade para ajudar na resposta a desastres.



                    


Reportagem exibida pela antiga TVE-RJ no ano de 1992.
 Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão  (LABRE - RJ) em sua sede na Rua 13 de Maio, n°13 - 20° andar. Temos uma interessante entrevista sobre a rede "BBS" o que veio a tornar-se hoje em dia a internet. Hoje a internet muitíssimo utilizada pelos radioamadores de todo o mundo para os mais diversos fins.





Dia das comunicações no Brasil. 

Reportagem feita pela Tv Câmara de Campinas em 2008 sobre o dia das comunicações no Brasil com o grupo de telegrafia GCWC - Grupo CW de Campinas.



Salvando vidas.
Pescador passa momentos de desespero à deriva, no litoral de SantaCatarina e radioamador tem papel fundamental, veja porque.
Acesse o link e veja a matéria na integra.




Auxiliando autoridades.
    Acesse o link e veja a matéria na integra.




Radioamadorismo em Portugal.
Acesse o link e veja a matéria na integra.






Acesse o link e veja a matéria na integra.




Olimpíadas radioamadorística
Olimpíadas que ocorrem a cada 04 anos.





Exímia matéria exibida pela EPTV em 29/10/2011
Os rádio amadores são um grupo que resiste ao tempo e mantém firme uma tradição em plena era da tecnologia.






Matéria exibida pela TV Plan em 29/10/2011 sobre o Grupo de Radioamadores de Poços de Caldas





Radioamador em contato com estação espacial.



Contato com Estação Espacial via Radioamador com Marcos Pontes - TV Record






Radioamador Junior Torres de Castro - PY2BJO no Programa Comando da Madrugada. Agosto de 1991.
Parte 01

Parte 02

Parte 03



Em entrevista ao Jornal Nacional, Junior Torres de Castro fala sobre seu trabalho voluntário em prestar ajuda à NASA, em apoio aos astronautas da missão COLUMBIA.








Quantos somos?
A ARRL publicou em seu portal no dia 12/10/2011 uma matéria informando que o número de radioamadores nos Estados Unidos chegava a mais 700.000. 
Em nosso blog fizemos um comentário no dia 15/10/2011 em relação a este número de radioamadores dos Estados Unidos com o número de radioamadores Brasil que hoje está em torno de 40.000. No Brasil com uma população de 190.732.694 chegamos a um resultado de 1 radioamador para o grupo de 4769 habitantes, já os Estados Unidos com uma população de 308.745.538, chegamos a 1 radioamador para o grupo 442 habitantes. Fica fácil constatar que o nosso número é 10 vezes menor que o deles. Por qual razão está diferença é tão grande?
Em algumas comunidades de relacionamento postei por qual motivo este número é tão distantes um do outro e o resultado obtido foi dos mais diversos, obtendo se na maior parte das respostas referente ao incentivo, pois aqui no Brasil é praticamente nulo.
Em nosso Brasil o radioamador é visto grande parte das vezes como causador de problemas, isto pelo fato de alguns profissionais da imprensa vincularem usuários de transceptores sem a devida licença como se fossem radioamadores, ou, transceptores como radioamadores e assim por diante, salve as vezes que realmente a notícia é passada de forma correta. Claro que por vezes eles enaltecem quando  o radioamador executa ações em casos de emergência, urgência e desastres naturais.
O maior problema não está naqueles que divulgam a nossa atividades e sim em nós, isso mesmo, a maior parte dos problemas é de fato é nosso. Isso pelo fato de uma parcela significativa são apenas crítica e nada fazem, fato simples de se fazer é mostrar o problema e logo em seguida a solução deste problema.

O que nós radioamadores estamos fazendo para que haja o interesse da população? Por que em especial os jovens de hoje não se interessam pelo hobby?




Nenhum comentário: