segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Radioamadores auxiliam Defesa Civil no Rio


Por Isabela Bastos
Radioamadores sobem a Serra para tentar estabelecer comunicacao remota com Nova Friburgo.
RIO – Isolada por terra depois dos temporais que caíram na noite de ontem e com as comunicações por telefone fixo e celular interrompidas, Nova Friburgo depende, no momento, do trabalho de radio-amadores para se comunicar com o resto do Rio. Oito operadores de estação de rádio-amador estão auxiliando, em esquema de revezamento, a Defesa Civil daquele município, em auxílio aos sistemas de comunicação oficiais, que entraram em colapso com as chuvas e a falta de energia.
Segundo o coordenador estadual da Rede Nacional de Emergência de Rádio Amadores (Rener), vinculada à Secretaria Nacional de Defesa Civil, Carlindo Norberto Oliveira, uma equipe com oito rádio-amadores subiu a serra, na manhã e tarde desta quarta-feira, para montar duas estações provisórias de comunicação.
A equipe, dividida em três veículos com tração nas quatro rodas, rumou para Friburgo com o objetivo de se aproximar ao máximo da cidade, que está com todas as estradas interrompidas por quedas de barreiras.
- Não existe forma de se chegar por terra, no momento, a Friburgo, e a comunicação por telefone fixo e celular inexiste. O sistema de comunicação da Defesa Civil local está com problemas e estamos auxiliando. Oito radio-amadores da cidade estão auxiliando às autoridades públicas. Mas o serviço está sendo feito em revezamento porque eles dependem de baterias que já estão acabando. A equipe que subiu a serra foi incumbida de montar uma base de comunicação no meio do caminho e outra o mais perto possível da cidade – explicou Carlindo.
A equipe que vai tentar estabelecer uma fonte de comunicação com Friburgo está preparada para passar a noite na serra. Segundo o coordenador estadual da Rener, os rádio-amadores são pessoas com experiência em sobrevivência em situações adversas, uma vez que muitos deles são profissionais do Samu, da Marinha e até mesmo dos Escoteiros.
Ainda de acordo com Carlindo, Friburgo encontra-se alagada. Isso porque o nível das águas do Rio Bengala, que corta a cidade e transbordou, ainda não desceu.
_ Tivemos centenas de deslizamentos de terra e desmoronamentos de imóveis. Isso represou as águas do Rio Bengala, que vem descendo em alguns pontos, mas ainda muito devagar. O Centro da cidade hoje está complementamente alagado _ revelou o coordenador.



Matéria exibida no Fantástico - Radioamadores falam do serviço de utilidade pública prestado no Morro do Bumba




Matéria exibida no SBT 28/11/2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Rádio-Amadores de Nova Friburgo ajudam a cidade.

Este texto é uma expressão particular da mais sincera gratidão aos meus amigos Rádio amadores da cidade de Nova Friburgo, uma justa e merecida homenagem a este grupo do qual me orgulho de fazer parte há muitos anos, eu que já passei por muitas situações parecidas, venho observando indignado que as postagens e méritos não estão sendo direcionados a quem de direito.
Quando tudo parecia perdido, quando a escuridão cobria a cidade pela falta de energia elétrica, os gritos de socorro eram escutados a distância por todos que acordaram na madrugada e assustados buscavam entender o que estava acontecendo. Quando o método tradicional de comunicação (a telefonia fixa e móvel) não funcionava.
A visão geral era apenas chuva forte e muita lama cobrindo as ruas, toda esta maravilhosa tecnologia digital da internet não podia ser usada foi acionada uma rede de solidariedade, amor e dedicação incansável, uma união de amigos que contagiou toda a cidade e até seus familiares foram vistos trabalhando voluntariamente nos postos de recolhimento de donativos e os heróis lá estavam com seus próprios carros, motos, combustível, rádios, baterias e antenas a serviço de nossa sociedade carente de comunicação, indefesa diante da fúria da natureza, desnorteada a procura de seus entes queridos, separados da ajuda das autoridades e forças militares auxiliares que da mesma forma se encontravam, perdidos e sem o básico requisito para estabelecer a ação de socorro, ou seja: A comunicação.
Com a certeza do dever cumprido a estes operadores de rádio citados a baixo deixo o meu muito obrigado! A Deus também agradeço por vocês existirem e por serem meus amigos!
PY 1 KK –Geovane, PY 1 OJ – Luis Augusto, PY 1 NF – Paulo, PY 1 RQ – Ricardo, PY 1 MGI – Roitman, PU 1 PZP – Kaká, PU 1 JXJ – Paulo, PU 1 JXN – Felipe, PU 1 XJN – José Luis, PU 1 KMZ – Carlinho, PU 1 ROA – Antônio Marcos, PU 1 TSD – Gabriel, PU 1 YPT – Samuel, PU 1 JSC – Janderson, PU 1 PSJ – Jaci, PU 1 MVD – José Roberto, PU 1 PWP – Pablo, PU 1 OSO Idail, PU 1 KRB – Getúlio, PU 1 OUV – Ouverney, PU 1 XJX – Rodrigo, PU 1 MMN – Mariano, PU 1 JEY – Gilberto, PU 1 JAI – Adilson, PU 1 TRB – Demétrio, e Operadores Marco Aurélio, Léo, Glauco, Ricardo, Cristian, Carol, Rocha, Ricardo Betel, Lisboa, Celso.
Obs.: Este depoimento pode e deve ser copiado, postado no Orkut, Face Book e enviado aos amigos, autoridades e imprensa.
“O Rádio Amador não serve para aparecer, aparece para servir”
(Jarbas Torres Huguenin – PU 1 TRF).