sábado, 1 de outubro de 2011

Pescador passa momentos de desespero à deriva, no litoral de Santa Catarina

Um pescador passou momentos de desespero à deriva, no litoral de Santa Catarina.

“Eu não sei ligar o barco, eu não sei fazer nada. Eu não sei o que fazer. Por favor, me ajuda! Jesus, me ajuda, me ajuda”, dizia. O apelo desesperado do pescador de Santa Catarina foi ouvido pelo radioamador Darci Gonçalves, que vive em Curitiba.
No começo, ele achou que se tratava de uma brincadeira. “Eu achei que era um trote. Como a insistência foi muito grande, o desespero que a gente percebeu pelo tom de voz, eu vi que deveria contestá-lo”, conta Darci Gonçalves.
Como o pescador não sabia usar celular, nem operar o rádio corretamente, foi Darci quem pediu socorro aos bombeiros.
Os bombeiros de Curitiba avisaram à Capitania dos Portos de Paranaguá e de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. A descrição das montanhas, da mata que conseguia ver do barco, ajudou os bombeiros a localizar o pescador à deriva.
O pescador foi encontrado perto da Ilha da Paz, na Baía de São Francisco do Sul, a cerca de 30 quilômetros do local de onde tinha saído. Ele e um colega estavam praticando pesca submarina. O amigo dele mergulhou e não voltou mais. Quando conversava pelo rádio, o pescador se desesperou ao perceber que o colega tinha morrido. “Ele sumiu. Estava aqui na minha frente. Ele está morto”.
Depois do resgate, o pescador agradeceu a ajuda: “Eu avistei um barco. Está vindo! Está vindo! Me encontraram, me encontraram! O barco me encontrou. Obrigado!”
O pescador que estava à deriva passa bem. Ele não quis dar entrevista. O corpo do colega dele foi encontrado no mar pelos bombeiros.


Matérias como esta que para nós radioamadores devem sempre nos encher de orgulho. Escolhemos um hobby que para alguns pode parecer estranho pelo fato de gastarmos dinheiro para assim montarmos uma estação para nos contactarmos com pessoas que nunca poderemos conhecer, assim como gastar os finais de semana trepado em uma torre ou elaborando sistemas irradiante dentre tantas outras coisas que fazem parte do nosso hobby.
Não importa a modalidade que você é mais assíduo o que importa é que somos Radioamadores e sempre estamos em QRV para colaborar com o próximo.



Nenhum comentário: