O software permite a sobreposição de imagens meteorológicas sobre a imagem do radar para acompanhar a evolução do mau tempo sobre a região monitorada. [Imagem: FAB]
Sagitário
Um software nacional capaz de processar dados de diversas
fontes de captação como radares e satélites e consolidá-los em uma única
apresentação visual para o controlador de voo.
Assim funciona o Sagitário, uma sigla de Sistema Avançado de
Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse
Operacional.
O Sagitário será implantado em todos os quatro Centros
Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), devendo
substituir o atual sistema X-4000.
O novo programa já apoia o controle de tráfego aéreo no
Nordeste e Sul/Sudeste do país.
Sobreposição de imagens
O Sagitário traz várias inovações em relação ao atual
programa X-4000.
O software permite, por exemplo, a sobreposição de imagens
meteorológicas sobre a imagem do setor sob controle para acompanhar, por
exemplo, a evolução de mau tempo em determinada região do país.
Os planos de voo também podem ser editados graficamente sobre
o mapa, possibilitando a inserção, remoção e reposicionamento de pontos do
plano e cancelamento de operações, o que permitirá ao controlador acompanhar
melhor a evolução do que estava previamente planejado para o voo.
Além disso, etiquetas inteligentes, por meio de cores diferentes
de acordo com o nível de atenção para o cenário, indicam informações essenciais
para o controle de tráfego aéreo.
Segurança e economia
"Esse novo sistema vai permitir que o controlador de voo
tenha muito mais ferramentas à sua disposição, de modo que possa, de forma mais
objetiva, facilitar a vida do piloto e trazer mais segurança para o próprio
operador ao tomar as decisões ou efetuar determinadas autorizações ao
comandante da aeronave," ressaltou o brigadeiro do ar Carlos Vuyk de
Aquino, que é presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do
Especo Aéreo (Ciscea),
"Em termos práticos, para quem viaja de avião, as ações
decorrentes do sistema poderão reverter em menor tempo de voo, com consequente
economia para a empresa aérea, menor emissão de gases e também acredito que
possa refletir no aumento da pontualidade das empresas.
"A concepção avançada privilegia também a interação, ao
reduzir os comandos de teclado, permitir maior concentração ao controlador e
diminuir a fadiga do operador. "O Sagitário permite ao controlador
executar todos os comandos necessários e todas as coordenações por meio do
mouse. As cores da tela também foram estudadas para que não fossem agressivas
nem cansativas", explica.
Filosofia de controle
Foram investidos cerca de R$ 9 milhões no desenvolvimento do
software. Outros R$ 15 milhões devem ser aplicados na implantação do sistema
nas outras unidades de controle de tráfego, assim como para o treinamento dos
operadores.
O Sagitário já está em funcionamento nos Cindacta II e III,
sediados em Curitiba e Recife.
Até o final deste ano, o sistema deve ser implantado em
Brasília, no Cindacta I.
"Nós estamos no grupo que tem hoje a melhor filosofia de
controle. Esse software é muito semelhante aos implementados na Alemanha e na
Holanda. O elemento número um de todos os planejadores do controle do espaço
aéreo é a segurança. Este item é inegociável. Portanto, eu posso afirmar que é
seguro voar no Brasil", afirma o brigadeiro Aquino.
FONTE - http://www.inovacaotecnologica.com.br
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