sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Diana Eng: Satélites Catching sobre Radioamadorismo

Achei a matéria interessante por se tratar de satélite e uma YL que coloca a mão na massa.. Infelizmente aqui no Brasil podemos contar a dedo quem são as YLs. 
Diana Eng, nosso concorrente de todos os tempos favoritos no Project Runway, está escrevendo uma série de artigos sobre como fazer para Make on-line sobre HAM rádio, que é uma de suas paixões.


Minha atividade favorita é fazer contatos via satélites. Não só existe a noção romântica de enviar mensagens para o espaço exterior, mas você tem de rastrear a órbita do satélite com a sua antena durante o ajuste do rádio, para compensar o efeito Doppler.
Os satélites AO-51, SO-50 e AO-27 da órbita da Terra a agir como repetidores. Repetidores são automatizados que permitem que estações de retransmissão para enviar sinais a uma distância maior utilizando transceptores de baixa potência. Os satélites permitem retransmitir mensagens da Terra para o espaço e volta para outros radioamadores em algum lugar do planeta. A Estação Espacial Internacional (ISS) também tem um repetidor, mas, ocasionalmente, se você tiver sorte, os astronautas ligam seus rádios para fazer contato diretamente com radioamadores na terra.
As instruções a seguir você começar a ouvir os pássaros (satélites) em FM, que pode ser feito com um simples rádio FM VHF / UHF com uma antena de chicote, sem a necessidade de uma licença de radioamador. Para melhor cobertura, é possível utilizar uma antena Yagi (como a foto acima), ligado a uma rádio mutli-modo e uma licença (se você quer transmitir). Uma antena Yagi pode também ser usada para melhorar o sinal da sua mão de rádio.




Materiais
Tudo que você precisa é de um VHF / UHF receptor FM (como um scanner de polícia) ou um transceptor VHF / UHF (como um Yaesu VX-7) e uma antena.

1. Especificando a sua localização 
Comece por visitar Heavens-Above.com para verificar a órbita do satélite que você quer ouvir eespecificar sua localização .
2. Especificando um satélite 
Verifique as passagens de seu satélite específico ou o ISS. AO-51 , SO-50 , AO-27 , ISS .Certifique-se que os passes são mostrados para o seu local correto.

3. Leitura do gráfico 
Este gráfico mostra a passar Start (quando / onde o satélite entra no horizonte), o Max. Altitude (quando / onde o satélite está em seu ponto mais alto no céu), eo fim (quando / onde termina o satélite é pass). Alt. é a altitude , o ângulo do satélite a partir do horizonte do observador. 0 graus é exatamente no horizonte, e 90 graus é diretamente acima do observador. Az. é o azimute , a direção cardeal do satélite a partir do ponto do observador de vista.
4. Escolher um bom passe 
Satélites orbitam a Terra em todos os tipos de ângulos, alguns que são muito perto do horizonte e alguns que estão diretamente acima. É muito mais fácil ouvir um satélite que passa directamente por cima. Para encontrar um bom sab passar, verifique o Max. Alt altitude. para uma passagem que é de 45 ou mais (quanto maior, melhor). No nosso exemplo, a segunda passagem em 7:28 parece um bom desde o Max. Alt altitude. é de 77. A primeira passagem no 5:52 tem um máx. Alt altitude. de apenas 12, que está muito perto do horizonte e difícil de pegar.
5. Encontrar a freqüência 
Repetidores de satélite trabalhar com duas freqüências diferentes, um uplink e um downlink. Você vai ouvir os sinais recebidos no downlink. Se você deseja transmitir, você vai precisar do programa na freqüência de uplink também. Siga os links correspondentes para encontrar as frequências FM repetidor dos satélites. As freqüências mudam frequentemente, por isso não deixe de conferir os sites para as últimas atualizações. AO-51 , SO-50 , AO-27 , ISS . Sintonizar o seu rádio para a frequência de downlink e você está pronto para ir lá fora e ouvir (exemplo: 435,300 MHz FM).

6. Visando uma antena whip 
Se você estiver usando uma antena de chicote, você não terá como objectivo a antena diretamente para o satélite. Em vez disso, você vai mantê-lo perpendicular ao satélite. Você pode girar a antena girando seu punho para tentar obter um sinal mais claro.
7. Após o passe com a antena 
Você irá traçar o caminho da órbita do satélite com a antena usando o gráfico passar Heavens-Above como um guia. Na Hora de início, começar com a perpendicular à antena Az. direção no Alt dado. Por exemplo, em 7:28, o objectivo da perpendicular antena para o norte a 10 graus acima do horizonte. Rastrear o caminho do satélite para que no máx. Tempo de altitude da antena é apontado na localização correspondente. Por exemplo, em 7:33, a antena deve ser perpendicular a oeste noroeste a 77 decretos acima do horizonte. Terminar o traçado o caminho do satélite, para que no fim do tempo da antena é perpendicular ao local correspondente. Por exemplo, em 7:39, a antena será perpendicular ao sul sudoeste a 10 graus acima do horizonte. Pode ser muito difícil tentar apanhar os satélites e você pode gastar muito tempo não ouvir nada. À medida que traça o caminho geral do satélite com a antena, mover a antena em torno de lado a lado e pequenos cima e para baixo movimentos, até ouvir um pouco de áudio. Ajustar a antena para fazer a mais clara de áudio.
8. Ajuste o rádio para o efeito Doppler 
O efeito Doppler faz com que a freqüência variar de acordo com 0,010 MHz. À medida que traça o caminho do satélite com a antena, você também vai precisar para sintonizar o rádio e para trás mais ou menos 0,010 MHz até ouvir um bom sinal. No início da passagem, você irá adicionar 0,010 MHz, por exemplo, se você estiver escutando 435,300 MHz, você precisa sintonizar o rádio e para trás entre 435,300 MHz e de 435,310 MHz. Mais tarde, no passe, você vai subtrair 0,010 MHz, por exemplo, você vai sintonizar o rádio e para trás entre 435,300 MHz e de 435,290 MHz.
Aqui está um clipe de áudio a partir de meus contatos primeiro satélite. Os contatos parecem estar indo muito devagar, mas enquanto eu estava tornando-os, lembro-me tudo o que acontece muito rapidamente. Foi muito para sintonizar o rádio e manobrar a antena durante a tentativa de escrever a sinais de chamada dos contatos. 


FONTE - http://boingboing.net/2009/07/23/diana-eng-catching-s.html 

Nenhum comentário: