quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O radioamador sempre Presente

Algumas matérias do Estadão mostram mais uma vez a importância do radioamador. Leiam as matérias abaixo e sintam o orgulho pleno de ser radioamador e para você meu caro leitor que ainda não se tornou, está esperando o que?





Continuam as buscas por turista britânico sumido no AM

Com o envio de mais cinco mergulhadores, além dos três que trabalhavam desde ontem, o Corpo de Bombeiros continua hoje, até o início da noite, com as buscas pelo turista britânico Victor Tennola, de 20 anos, que desapareceu no fim da tarde de terça-feira durante um mergulho no rio Negro.
Segundo a assessoria dos Bombeiros, que entrou em contato por radioamador com membros do grupo missionário Raio de Sol, do qual Tennola faria parte, 35 missionários estavam numa lancha quando o turista britânico e outro rapaz pularam no rio para um banho. No entanto, Tennola não voltou à tona.
Por ter sido no fim da tarde de terça-feira, as buscas só começaram na manhã de ontem. Os turistas estariam fazendo um trabalho missionário numa comunidade no lago Acajatuba, no arquipélago de Anavilhanas, a cerca de 30 quilômetros de Manaus, e estariam hospedados num hotel de selva próximo ao local do acidente. 
FONTE - http://www.estadao.com.br
LIEGE ALBUQUERQUE - Agência Estado - 14/07/2011


Família ucraniana é resgatada ao tentar chegar à Suíça

Mulher ucraniana e cinco filhos com idades entre 09 e 21 anos apresentam graves sintomas de congelamento.

Uma mulher ucraniana e seus cinco filhos foram resgatados na noite deste domingo, 20, no Monte Lema, com graves sintomas de congelamento, ao tentar atravessar a fronteira para pedir asilo na Suíça, informaram hoje fontes policiais.
 A família de imigrantes ilegais não possuía roupas para enfrentar o frio da região e usou um aparelho de rádio para pedir ajuda.
 Um radioamador italiano escutou o pedido e alertou as autoridades da localidade suíça de Tessin, enquanto mantinha contato com a central de polícia e com a família ucraniana.
Um radioamador de Tessin também escutou o pedido de socorro, mas a família não conseguia indicar a região onde estava.
Graças à ajuda dos dois radioamadores, os ucranianos puderam ser localizados perto da fronteira italiana e foram resgatados por um helicóptero do serviço de Emergências Rega - a maior organização de resgate da Suíça -, que certificou o estado de congelamento de vários membros da família.
O helicóptero lhes transferiu ao hospital da localidade suíça de Lugano, onde ficaram internados. Três deles apresentavam graves sintomas de congelamento.
 Segundo a Polícia, a família é formada pela mulher, de 47 anos, e seus filhos, o menor com 9 anos, duas meninas de 10 e 13, um adolescente de 15 e um jovem de 21.


21 de janeiro de 2008 | 1h 31





Radioamador foi 1º a confirmar destroços do Airbus

André Sampaio, radioamador premiado, deu ontem em primeira mão, ao vivo, a notícia da localização do que seriam os primeiros destroços do AF 447 da Airbus. A Força Aérea Brasileira (FAB) depois oficializou a informação. Sampaio, considerado pessoa decisiva para a Ilha de Fernando de Noronha por sua participação em salvamentos de pessoas em mais de 20 desastres aéreos e marítimos nos últimos 20 anos, agiu como de costume. A diferença, segundo ele, é que, em vez de dar entrevista para a TV Golfinho (local), falou para jornalistas de todo o País - que divulgaram a notícia para o mundo.
Ainda um tanto assustado com a repercussão do vazamento de uma notícia que os militares não pretendiam divulgar naquele momento, André Sampaio não quis mais falar com a imprensa. A Aeronáutica, que já lhe deu a mais alta condecoração que um civil pode receber, a Medalha Santos Dumont, em 2004, teria lhe pedido para silenciar. Mas, ele não confirmou a reprimenda. O fato é que, depois de ter divulgado a conversa captada entre as tripulações de dois Hércules C-130 que faziam buscas, juntamente com um avião Casa, não teve acesso a nenhuma outra comunicação.
Duas vezes campeão mundial de radioamadorismo, também detentor da medalha do Mérito Tamandaré (Marinha, 2003), e do título Amigo da Marinha (1988), Sampaio, de 59 anos, alagoano criado em Pernambuco é radioamador há 30 anos. Entre os eventos de resgate dos quais participou, Sampaio cita o dos náufragos do navio de carga Iracema, que passaram sete dias em um bote, e de um veleiro que perdeu velas e motor. Com uma estação bem equipada, ele dá apoio à Marinha ou Aeronáutica, pegando posição de barcos e aviões envolvidos em acidentes. Como voluntário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

FONTE - http://www.estadao.com.br
03 de junho de 2009 | 9h 13

Nenhum comentário: