quinta-feira, 15 de setembro de 2011

APRS com WOUXUN

Achei está matéria por acaso e com certeza será muito útil para os colegas que pretendem entrar neste mundo do APRS. Minha dica para saber mais é pesquisar na internet e falar com o Mauricio Beraldo - PY4MAB. Este exímio radioamador sabe muito bem sobre mais esta forma de se fazer radioamadorismo e o melhor de tudo, divide os seus conhecimentos com todos.

Em 2001, quando comecei a minha licença. Eu estava interessado em APRS, porque era algo que eu possa fazer com a minha nova licença. Eu fui tão longe como a criação de um digipeater a tempo parcial e, após apenas um par de meses, o digipeater desceu e perdeu o interesse em APRS, pois o custo de um receptor de GPS no momento (apesar de GPS não é um requisito para ouvir ou participar na rede APRS). 
receptores GPS são muito mais baratos em comparação com há 10 anos e tenho um Garmin GPS-V de idade em torno de mentir. Então eu percebi este seria o momento perfeito para voltar para APRS. Para aqueles que não sabem o que é APRS, É A UTOMATICO P acket RELATÓRIO S istema que é um sistema (Ham) Amadores base para comunicações em tempo real de informações usando um protocolo digital ( AX.25 ). Há muitas coisas que se pode fazer com APRS. Você pode enviar (Short) de texto E-mail, mensagens SMS, envio de dados meteorológicos (que usa o NWS) e quando ligado a um GPS, vai enviar os dados de posição. Eu não vou entrar em muitos detalhes, porque há sites que estão dedicados a APRS. 
vou estar fazendo algumas coisas com APRS. Uma coisa é que eu vou criar um iGate a tempo parcial (gateway internet) para fazer uso do scanner de freqüência e antena que não está sendo usado. Pacotes de informações recebidas a partir do scanner (ajustado para 144.39mhz) serão enviados através da internet utilizando a rede APRS-IS para que possa ser databased e exibidos em sites como o aprs.fi .
A outra coisa que eu quero fazer é o rastreamento de local. A fim de fazer acompanhamento que você vai precisar de 2 ou 3 coisas. Você vai precisar de um receptor GPS que tem uma saída para NMEA de dados, TNC (Terminal Node Connector) e um transceptor (VHF [144-148Mhz] é o mais utilizado). Como afirmado anteriormente, eu tenho um Garmin GPS-V em torno de mentir e eu também tenho um Kenwood TH-78A. Tudo o que está faltando é um TNC de pacotes. A TNC real pode custar US $ 100 + e precisa de um computador. No entanto, existem unidades projetado e construído para APRS que codificam os dados do GPS com o protocolo AX.25 e transmitir o sinal usando o transceptor. Eu comprei uma dessas unidades chamadas "TinyTrack3 +" de uma empresa chamada Byonics . É tão básico quanto ele ganha.Você pode comprá-lo como um kit ou montado, com ou sem um receptor GPS, com ou sem cabos para o seu transciver ou com ou sem cabos para vários modelos de GPS. Acabei indo com uma solda e montar seu kit de auto sem cabos extras, porque eu queria investir o mínimo de dinheiro nele possível.

Aqui está o kit como você iria buscá-la no correio. Ele vem com o componets, placa caso, e instruções.

Aqui é a placa soldada para cima. Eu usei um ferro de 35W tipo lápis de solda. Eu arquivei a ponta um pouco para garantir que os fluxos de solda na ponta. Demorou cerca de 1 / 2 a 3 / 4 de uma hora para solda. Se o seu novo para montagem de placas, eu iria para o Byonics site e baixar o manual porque o online. manual pdf cobrirá a montagem e tudo o mais em grande detalhe. Contanto que você siga as instruções passo a passo, ele vai sair grande. Para iniciantes certifique-se os diodos estão indo na direção certa, LEDs na direção certa e certifique-se o entalhe (entalhe pouco) está alinhada com a imagem da tela de seda.
Agora que a placa é feito, tempo para fazer alguns cabos! (Desde que eu não pedi nenhum)Aqui está o cabo todos reunidos! É um conector DB-9 (Radio Shack P / n:  276-1538 EUA $ 2,69), e cabos de alimentação Pos Neg com pólos Anderson poder anexado para que ele pudesse alimentado por muitas fontes diferentes (7-35VDC), microfone alto-falante Sacrificed do WOUXUN para o seu cabo, Núcleo de ferrite choke (Opcional, Radio Shack P / N: 273-105 ) eo DB-9 Case (Radio Shack P / n: 276-1539 EUA $ 2,09). I Got o esquema de ligações a partir do site Byonics e demorou cerca de 1 / 2 hora de fazer o que acabou me custando cerca de US $ 5 desde que eu já tinha o cabo, sufocam e conector de alimentação

Apenas um FYI, eu sacrifiquei um microfone alto-falante do meu WOUXUN. Power-Werx que distribui os produtos WOUXUN (assim como os pólos de poder), tem o cabo exatamente o mesmo para este pedido de venda em seu site. Eles também têm um similar, mas com umaficha de isqueiro (Tanto para os EUA US $ 20). Byonics também vende cabos para este e muitos rádios diferentes . Observe também que essa disposição WOUXUN microfone alto-falante é o mesmo para kenwood HT é!
Depois de montar o rastreador eo cabo. Aplique a energia da unidade, e esperemos que se trata de vida, a piscar o verde e amarelo LEDS três vezes. Única coisa que resta a fazer é programar o rastreador usando o computador. Neste ponto, pode ficar complicado. O TinyTrak3 precisa de um cabo de modem nulo (ou adaptador) para programá-lo e, possivelmente, um trocador de gênero. Descobri que eu não tinha um cabo de modem nulo, tudo o que tenho são retas por meio de cabos. Desde que eu não queria esperar de um adaptador que fiz uma das peças de computador antigas em torno de mentir minha casa

Aqui é o cabo que fiz a partir de peças de um velho 486 que eu tinha no sótão. Não é bonito ou suficientemente robusto para uso diário, mas uma vez que você programa o Tracker e estão satisfeitos com a operação, então você provavelmente não tem que programá-la novamente.

Aqui é a configuração completa. Agora eu tenho a unidade de execução fora de uma bateria de 9V. Também usei uma ficha de isqueiro com postes de energia conectado a ele. Dependendo de como você programou o tracker, Só vai enviar quando há dados de GPS. Há coisas ilimitadas você pode fazer com esta configuração. Para os membros SOTA ( Cúpulas On The Air ), Eles podem trazer esta junto com eles para que outros possam ver o seu progresso em sua caminhada. Se você está ajudando em um serviço público ou eventos públicos que os operadores de rádio amador está ajudando, você pode mostrar a sua localização para HQ, mesmo sem dizer-lhes. Isso torna as coisas muito mais fácil.

Aqui está a minha primeira faixa. Eu aprendi muito ao fazer isto. Descobri que minha mão no caminhão tem um tempo difícil a comunicação com o digipeaters na área. Eu poderia comprar um pequeno quarto "onda mag-mount ou um duplexador e mudar para a minha antena de banda dupla para quando eu estou correndo APRS no caminhão.
Modificações
Eu adicionei as coisas para o Tinytrak3 + que eu acho que vai torná-lo melhor para mim a correr. Se eu tivesse que ser realmente crítica sobre o tracker é que o DB-9 conectores não veio com parafusos de montagem. O primeiro teste com o meu caminhão o conector de força / rádio tornou-se solto e acabou perdendo poder para o tracker. Para corrigir isso eu saiu à procura de peças fora de um computador antigo.

Agora eu posso garantir tanto o poder e conexões GPS. Os parafusos saíram as portas LPT e acompanhar de uma placa mãe velha. Há uma pequena quantidade de espaço entre a placa traseira do conector ea placa. Então eu tive que aniquilam os parafusos e porcas para que não fosse tocar na placa.
Outra questão que poderá vir é quando estou portátil (a pé). Mais provável que a fonte de energia para o tracker para este fim será uma bateria de 9V. O rastreador com todos os LEDS corrida vai consumir cerca de 18.6ma o que significa que uma bateria de 9V (0,370 Ah avg) poderia durar cerca de 9-12 horas (60% descarregada). Se você desligar os LEDs, o consumo de energia é 6.6ma. Em uma bateria de 9V, o rastreador pode durar cerca de 30 horas. A + TinyTrak3 pode ser executado sem a LEDS cortando um chumbo (diz-lhe como nas direções).Se você usar um 9V de alta capacidade (Ah 0,580), sem LEDs poderia durar mais de 50 horas para que ele possa ser benéfico para cortar a liderança e adicionar um jumper. O lado ruim é que você não vai saber o estado do Tinytrak.

Então o que eu fiz é cortado o fio na placa e instalou uma ponte (mostrado na foto acima com o jumper azul). Quando saltou os LEDs estão operacionais. 
Também na foto estão duas pontes instalado (no lado esquerdo) para J5 jumpers (par fora) e J6 (dentro do par). Se J5 é saltou muda para o que foi programado no separador secundário no programa (Programa 2). Este seria um grande trabalho para um evento que necessário, quer chamar um diferente e / ou configurações diferentes. Após o evento, você pode voltar para as configurações primárias. Se é J6 saltou ele irá enviar um sinal para ligar o transceptor. Isso implicaria uma outra placa com um relé para colocar o poder no transceptor ou modificar o transceptor. Eu não planeja mexer com ele a qualquer momento em breve, mas desde que eu sou de solda em pontes jumper, porque não.
No geral foi uma construção muito grande e eu estou tendo uma explosão com APRS. Meus planos são para encontrar uma maneira de fazer tudo se encaixar em um belo pacote pequeno que eu poderia levar ao caminhar ou dirigir.
73 e obrigado pela leitura!
por  em Aug.14, 2011, sob APRS , Comunicação Digital , Projetos , VHF


Nenhum comentário: