sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Telescópio voador decola a bordo de um 747

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2011


O telescópio voador começou suas observações científicas em Abril deste ano.[Imagem: NASA/C. Thomas]

Avião-observatório
Telescópios em terra, telescópios espaciais e até telescópios em balões já são bem conhecidos.
Mas poucos conhecem o Sofia, um telescópio voador.
O telescópio de 2,7 metros está instalado a bordo de um Jumbo 747 inteiramente transformado em observatório astronômico.
O projeto é antigo, mas os desafios tecnológicos foram maiores do que o esperado, e só em Abril de 2011 o Sofia começou a fazer observações científicas sistemáticas.
Uma parceria entre as agências espaciais dos Estados Unidos e da Alemanha, o telescópio voador chegou pela primeira vez à Europa, para deleite dos parceiros europeus da missão.

Os engenheiros desenvolveram um sistema para isolar mecanicamente o telescópio do avião. [Imagem: NASA/Tom Tschida]


Oitava cósmica
Sofia é um acrônimo paraStratospheric Observatory for Infrared Astronomy, observatório estratosférico para astronomia em infravermelho. Seu objetivo é estudar o nascimento de estrelas, nuvens moleculares galácticas e o nascimento de planetas.
Sua vantagem é fazer as observações a 15 quilômetros de altitude, muito acima das camadas mais densas da atmosfera, que atrapalham o trabalho dos telescópios terrestres.
Em um comparativo musical, quando você olha para o céu em uma noite muito clara, você enxerga apenas uma oitava do gigantesco teclado que compõe o cosmos.
Isto porque nossos olhos captam apenas a luz visível e também porque a atmosfera da Terra bloqueia uma grande parte da radiação vinda do espaço, incluindo os raios gama, os raios X e a luz infravermelha.
E é justamente nessas faixas do espectro que estrelas que explodem, sistemas planetários nascentes ou o núcleo de galáxias distantes aparecem em sua glória total.
Embora um telescópio espacial esteja muito acima de todos esses inconvenientes, há também inconvenientes em operar um equipamento à distância, com limitações de energia e de combustível.
Foi por isto que os cientistas resolveram construir o Sofia, que lhes dá os benefícios de uma atmosfera rarefeita e a total flexibilidade para observar o céu no ângulo e na direção desejada e quantas vezes forem necessárias. E uma vida útil muito maior do que qualquer telescópio espacial.



Astrônomos trabalhando a bordo do Sofia. No fundo é possível ver o sistema móvel que sustenta o telescópio. [Imagem: MPI for Radioastronomy]

Isolamento mecânico
Quando o avião atinge a troposfera, a porta lateral se abre e o telescópio fica exposto, fazendo suas observações em uma atmosfera rarefeita, de baixa pressão e a uma temperatura de menos 60 graus Celsius.
Para obter o máximo de desempenho, o telescópio deve estar absolutamente estável - mesmo a menor vibração pode arruinar a observação de uma estrela a milhões de anos-luz de distância.
Para conseguir isso, os engenheiros desenvolveram um sistema para isolar mecanicamente o telescópio do avião. O sistema é formado por molas de ar, amortecedores de silicone e um sistema de suspensão eletrônica ativa de última geração.


FONTE http://www.inovacaotecnologica.com.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Segundo satélite artificial cairá sobre a Terra em Outubro


Com informações da DLR e New Scientist - 25/09/2011
                      Agência espacial alemã confirma queda de segundo satélite
Os quatro espelhos, com 83 centímetros cada um, bem como toda a estrutura externa do telescópio ROSAT, deverão sobreviver inteiramente à reentrada na atmosfera.[Imagem: DLR]

satélite UARS caiu, felizmente, sem causar vítimas.
Mas vem aí um novo lixo espacial. E, desta vez, um com potencial para causar muitos danos, caso atinja alguma área habitada.
O telescópio espacial alemão ROSAT deverá cair no final de Outubro ou início de Novembro, segundo os melhores cálculos da DLR, a agência espacial alemã.
O grande problema, porém, é que o ROSAT foi construído de tal forma que ele deverá resistir à reentrada na atmosfera, não se queimando quase integralmente, como aconteceu com o UARS.
Por isso, e devido à sua órbita, a chance de fazer alguma vítima humana é de 1 em 2.000 - a chance do UARS atingir alguém era de 1 em 3.200.

Blindagem contra calor
O ROSAT (ROentgen SATellite) foi lançado em 1990 e atingiu o fim da sua vida útil em 1999. Ele é menor do que o UARS, pesando 2,4 toneladas.
Ele protagonizou descobertas importantes como, por exemplo, testes sobre uma teoria unificada da física.
O grande problema é que ele foi construído para observar raios X no espaço. Com isto, seus espelhos tiveram que ser fortemente blindados contra o calor, que poderia atrapalhar suas sensíveis observações.
Graças a essa blindagem, é praticamente certo que seus espelhos e praticamente toda a sua estrutura sobrevivam à reentrada.
E, como o UARS, o telescópio desativado não tem motores a bordo, que possam ser usados para comandar uma reentrada guiada. O resultado serão outros dias de expectativa.
"Até 30 destroços individuais, com uma massa de até 1,6 tonelada deverão atingir a superfície da Terra. O sistema óptico de raios X, com seus espelhos e um suporte mecânico feita com compósito reforçado com fibra de carbono - ou ao menos parte dele - deverão ser os componentes individuais mais pesados a atingir o solo," afirmou a DLR.

Queda de satélites
O momento de reentrada do ROSAT, assim como de qualquer outro lixo espacial, é determinado por dois fatores principais.
O primeiro é a geometria do objeto, que pode funcionar como um freio mais ou menos potente, acelerando ou retardando sua queda.
O segundo é o comportamento da própria atmosfera, que se expande e se contrai em reação à intensidade da atividade solar. Quanto mais densa a atmosfera, maior é o arrasto imposto sobre o objeto, que cai mais rápido.
Desta forma, conforme a atividade solar aumenta ao longo de seu ciclo de 11 anos, é maior o volume de lixo espacial que ameaça cair sobre a Terra.

Riscos do lixo espacial
E talvez seja com se acostumar com notícias desse tipo.
A maior incidência de quedas que está se verificando agora é resultado de uma intensa atividade espacial na década de 1990, com um número de lançamentos duas vezes maior do que a atual.
Os satélites lançados naquela época - que costumavam ser muito grandes - já atingiram ou estão se aproximando do final de sua vida útil.
Atualmente, há uma tendência para a construção de satélites menores, mais especializados.
Com isto, os futuros lixos espaciais que virão abaixo deverão ser menores, com maiores chances de se queimarem integralmente durante a reentrada.



FONTE http://www.inovacaotecnologica.com.br

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NASA planeja levar internet de 100 Mbps para o Espaço


terra espaço planeta
A NASA, agência espacial americana, está desenvolvendo um novo sistema de comunicações baseado em raios laser que pode aumentar consideravelmente a velocidade com que imagens do espaço são enviadas para a Terra. De acordo com o site Electronista, o LRCD - Laser Communications Relay Demonstration - poderia aumentar essa comunicação entre 10 e 100 vezes. Uma imagem em alta resolução vinda de Marte, por exemplo, poderia chegar após alguns minutos, contra os 90 minutos necessários atualmente. Seria possível, até mesmo, fazer streaming de vídeos em HD a partir da Lua.

Hoje, as transmissões da agência são baseadas em ondas de rádio. Uma série de estações captam e enviam os sinais para o espaço. Agora, a NASA quer transmitir dados de forma digital com os lasers, a partir de bases localizadas no Havaí e Califórnia.

Se tudo ocorrer conforme planejado, o novo sistema de comunicações será lançado em 2016.






FONTE - http://olhardigital.uol.com.br/

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CAMPANHA DE MONITORAMENTO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO REFERENTE A MATÉRIAS RELACIONADAS AO RADIOAMADORISMO - VAMOS COLABORAR?


Como é de praxe no noticiário jornalístico sempre que aparece algum cidadão fazendo uso indevido de um transceptor ele é tachado como radioamador, isto é inadmissível. 
Nós radioamadores temos de buscar pela correção destes erros e desta forma mostrar quem de fato somos e o quanto somos importantes para a sociedade.

Se tirarmos apenas 1 hora durante o mês já será de suma importância, assim poderemos monitorar os principais meios de comunicação e consequentemente alinharmos / corrigirmos de vez o que de fato é o radioamador e transceptor. 
No portal Guia de Mídia e possível acessar uma lista de revistas e jornais, não apenas do Brasil como do mundo. Não fique de braços cruzados vamos a luta.

Abaixo podemos observar uma matéria exibida pelo Estadão.


FONTE http://www.estadao.com.br/noticias/geral,preso-radioamador-que-atrapalhava-marinha-no-rio,665695,0.htm



Criticar é muito fácil agora criticar e mostrar a solução nem sempre.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Brasil procura parceiros para produzir Satélite


SÃO PAULO - O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil está procurando parceiros estrangeiros para a construção do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), como noticiou o Valor em sua edição de hoje.
Após encontro com empresários do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal) em São Paulo, Mercadante disse que o governo quer contrapartidas da empresa que construir o satélite, que deve ser usado para comunicação governamental e internet. "Precisa haver transferência de tecnologia, usar componentes da indústria nacional, enfim, envolver uma cadeia de produção dentro do país", afirmou.A previsão inicial era de que o Brasil desenvolvesse o primeiro satélite do tipo apenas com tecnologia nacional até 2014. Como não há o conhecimento necessário, o governo, segundo Mercadante, adotou uma postura mais realista para esta primeira etapa do projeto. "Estamos mais pragmáticos, mas esperamos que o segundo satélite já seja todo nacional."A Telebras, assessorada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vão planejar o primeiro satélite, que está previsto para custar cerca de R$ 716 milhões. O segundo projeto será voltado para a meteorologia.

(Rodrigo Pedroso | Valor)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Tufão em Tokyo e os danos na estação de JE1TRV

                 

O tufão no.15th atacou Tokyo ontem 2011/09/21. Mais de 30m / s de vento foi registrada no meu QTH Machida-cidade, a sudeste de Tóquio. My 7MHz HB9CV antena havia sido danificado em sua elemento refletor. My jar também se tornou messy. Acima de kiwi-frutas prateleira árvore foi desabou por um painel solar que foi esmagada a partir do último andar. Terrível ... 

                 
                           
                           

FONTE - http://je1trv.blogspot.com/

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O radioamador sempre Presente

Algumas matérias do Estadão mostram mais uma vez a importância do radioamador. Leiam as matérias abaixo e sintam o orgulho pleno de ser radioamador e para você meu caro leitor que ainda não se tornou, está esperando o que?





Continuam as buscas por turista britânico sumido no AM

Com o envio de mais cinco mergulhadores, além dos três que trabalhavam desde ontem, o Corpo de Bombeiros continua hoje, até o início da noite, com as buscas pelo turista britânico Victor Tennola, de 20 anos, que desapareceu no fim da tarde de terça-feira durante um mergulho no rio Negro.
Segundo a assessoria dos Bombeiros, que entrou em contato por radioamador com membros do grupo missionário Raio de Sol, do qual Tennola faria parte, 35 missionários estavam numa lancha quando o turista britânico e outro rapaz pularam no rio para um banho. No entanto, Tennola não voltou à tona.
Por ter sido no fim da tarde de terça-feira, as buscas só começaram na manhã de ontem. Os turistas estariam fazendo um trabalho missionário numa comunidade no lago Acajatuba, no arquipélago de Anavilhanas, a cerca de 30 quilômetros de Manaus, e estariam hospedados num hotel de selva próximo ao local do acidente. 
FONTE - http://www.estadao.com.br
LIEGE ALBUQUERQUE - Agência Estado - 14/07/2011


Família ucraniana é resgatada ao tentar chegar à Suíça

Mulher ucraniana e cinco filhos com idades entre 09 e 21 anos apresentam graves sintomas de congelamento.

Uma mulher ucraniana e seus cinco filhos foram resgatados na noite deste domingo, 20, no Monte Lema, com graves sintomas de congelamento, ao tentar atravessar a fronteira para pedir asilo na Suíça, informaram hoje fontes policiais.
 A família de imigrantes ilegais não possuía roupas para enfrentar o frio da região e usou um aparelho de rádio para pedir ajuda.
 Um radioamador italiano escutou o pedido e alertou as autoridades da localidade suíça de Tessin, enquanto mantinha contato com a central de polícia e com a família ucraniana.
Um radioamador de Tessin também escutou o pedido de socorro, mas a família não conseguia indicar a região onde estava.
Graças à ajuda dos dois radioamadores, os ucranianos puderam ser localizados perto da fronteira italiana e foram resgatados por um helicóptero do serviço de Emergências Rega - a maior organização de resgate da Suíça -, que certificou o estado de congelamento de vários membros da família.
O helicóptero lhes transferiu ao hospital da localidade suíça de Lugano, onde ficaram internados. Três deles apresentavam graves sintomas de congelamento.
 Segundo a Polícia, a família é formada pela mulher, de 47 anos, e seus filhos, o menor com 9 anos, duas meninas de 10 e 13, um adolescente de 15 e um jovem de 21.


21 de janeiro de 2008 | 1h 31





Radioamador foi 1º a confirmar destroços do Airbus

André Sampaio, radioamador premiado, deu ontem em primeira mão, ao vivo, a notícia da localização do que seriam os primeiros destroços do AF 447 da Airbus. A Força Aérea Brasileira (FAB) depois oficializou a informação. Sampaio, considerado pessoa decisiva para a Ilha de Fernando de Noronha por sua participação em salvamentos de pessoas em mais de 20 desastres aéreos e marítimos nos últimos 20 anos, agiu como de costume. A diferença, segundo ele, é que, em vez de dar entrevista para a TV Golfinho (local), falou para jornalistas de todo o País - que divulgaram a notícia para o mundo.
Ainda um tanto assustado com a repercussão do vazamento de uma notícia que os militares não pretendiam divulgar naquele momento, André Sampaio não quis mais falar com a imprensa. A Aeronáutica, que já lhe deu a mais alta condecoração que um civil pode receber, a Medalha Santos Dumont, em 2004, teria lhe pedido para silenciar. Mas, ele não confirmou a reprimenda. O fato é que, depois de ter divulgado a conversa captada entre as tripulações de dois Hércules C-130 que faziam buscas, juntamente com um avião Casa, não teve acesso a nenhuma outra comunicação.
Duas vezes campeão mundial de radioamadorismo, também detentor da medalha do Mérito Tamandaré (Marinha, 2003), e do título Amigo da Marinha (1988), Sampaio, de 59 anos, alagoano criado em Pernambuco é radioamador há 30 anos. Entre os eventos de resgate dos quais participou, Sampaio cita o dos náufragos do navio de carga Iracema, que passaram sete dias em um bote, e de um veleiro que perdeu velas e motor. Com uma estação bem equipada, ele dá apoio à Marinha ou Aeronáutica, pegando posição de barcos e aviões envolvidos em acidentes. Como voluntário. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

FONTE - http://www.estadao.com.br
03 de junho de 2009 | 9h 13

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Heathkit o Retorno


Um anúncio sobre a Heathkit site anuncia que o fabricante do kit venerável, bem conhecido de todos os operadores de rádio amador de uma certa idade, será reinserir o negócio kit no final de agosto. Segundo a notificação, em parte: "Heathkit vai estrear sua nova linha de Do-it-Yourself kits para-comuns em torno da casa-itens. O primeiro kit será um Assistente de Estacionamento Garagem (GPA). O Garage kit Assistente de Estacionamento permite que você construa o seu próprio sistema que usa ondas de ultra-som para localizar o seu carro como ele entra na garagem. Os sinais do sistema para o driver usando luzes LED montado na parede quando o carro é detectado e no local perfeito para estacionamento.
"O GPA-100 kit é composto de duas assembléias primárias - Visor LED em forma de kit e os pré-montados módulo de faixa ultra-sônica. O kit vai incluir tudo que você precisa para completar o projeto, exceto um ferro de solda e ferramentas manuais.
"Avançar no mercado será um kit sem fio Piscina Monitor de pool seguido por muitos mais. Heathkit quer continuar a trazer para seus clientes interessantes, produtos Heathkit único. Heathkit está interessado em aprender que tipos de produtos construtores kit gostaria de construir. Construtores de kit pode enviar suas sugestões através deste site utilizando o e-mail Fale Conosco ".
Embora não haja indicação de que os sistemas de Heathkit Educação está planejando para reinserir no mercado de Radioamador, o São José, baseada em Michigan empresa está activamente à procura de sugestões kit.
Após várias décadas de fabricação kit de sucesso, Heathkit deixou o negócio kit em 1992. Heath vendidos equipamento de rádio amador, num primeiro momento somente os kits e, posteriormente, sua própria linha de produtos não-kit, de 1954 a 1992. A empresa foi vendido um número de vezes desde a sua fundação de volta em 1912 como uma empresa de aeronaves.
Sistemas Educacionais Heathkit espera de reentrar no mercado de rádio amador até o final de 2011. Em agosto, Heathkit anunciou seu retorno para o negócio kit e sugestões ativamente solicitados. A resposta dos operadores de rádio amador convencido Heathkit para desenvolver diversos produtos de Radioamador.
Ernie Wake, director de marketing / vendas, disse à ARRL:
"Quando fez o anúncio na nossa página web cerca de um mês atrás, não tinha intenção de entrar no mercado de kit de rádio amador. A resposta foi realmente impressionante, excitante e assustador. A parte assustadora é que a marca tenha tanta lealdade que nós não queremos desapontar as pessoas que têm tais lembranças.
"Estamos trabalhando no desenvolvimento de alguns kits de rádio amador.Inicialmente, a linha de kit vai incluir alguns "acessórios", como kits para um Medidor de Watt Dual, sintonizadores de antena e os Cantenna. Uma vez que estamos um pouco mais 'resolvido' Acho que vamos desenvolver um receptor QRP. Não vamos nos precipitar para o mercado apenas para chegar lá.Queremos desenvolver uma linha de kits na tradição de Heathkit. Estou esperando para ter 1-2 kits no final do ano-of-the-".

FONTE - www.arrl.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sobre manchas Solares


Embora a média diária de manchas solares números são mais baixos - uma queda de quase 13 pontos para 91,7 - o fluxo médio diário de energia solar é maior em 6,7 pontos, subindo para 122,2. Sim, a atividade solar está crescendo rapidamente. Você pode vê-lo chegando no início desta semana por olhar para amissão STEREO quando você olhou para o lado de trás do sol. Houve muita atividade, e você ainda pode ver um pouco mais (aquelas manchas brancas) apenas sobre o horizonte oriental, que está no lado esquerdo da imagem além de -90 graus. Número de manchas solares para 08-14 setembro foram 47, 65, 77, 94, 97, 118 e 144, com média de 91,7. O fluxo de 10,7 centímetros de 110,1, 111,8, 116,2, 121,3, 123,9, 129,4 e 142,6, com uma média de 122,2. O planetário estimado A índices foram 4, 36, 33, 9, 27, 17 e 4, com média de 18,6. A estimativa de latitudes médias A índices foram 2, 13, 20, 8, 17, 11 e 5, com média de 10,9
imagem do Sol diária mostra um disco salpicado com manchas solares, uma visão bem-vinda depois de assistir ao ciclo solar atual parecem stall. Numerosos eventos CME perturbado o campo magnético da Terra. O registro A planetária índice mostra 09 de setembro, 10 e 12 foram os dias mais ativos, com o índice em 36, 33 e 27. O equinócio de outono no hemisfério norte é apenas uma semana de distância: 23 de setembro de 0905 UTC, que é 05:05 EDT ou 02:05 PDT.Felizmente, o aumento da atividade das manchas solares deve continuar.
A previsão atualizada para fluxo solar e índice A planetária da USAF / NOAA certeza mudou de quarta para quinta-feira. Fluxo solar está previsto para ser menor do que antes pensava e planetária Um índice superior. Previsão de quarta-feira tinha fluxo solar em 145 de setembro 15-17, 18-22 setembro e 150. Na quinta-feira 15 de setembro o fluxo real solar foi 140,7. Previsão de quinta-feira tem fluxo solar em 140 em 16-17 setembro, 135 em 18-19 de Setembro, 130 em 20 de setembro, e 125, 120, 120 e 110 em setembro 21-24, e 115 em setembro 25-29. A previsão do índice A planetária é de 10, 20 e 15 de Setembro 16-18, 5 de Setembro 19-23, 7 de Setembro 24-25, 5 de Setembro 26-29, e 15 em 30 de setembro. Você pode comparar os 14-15 setembro previsões aqui . Geophysical Institute Prague prevê condições tranqüilas 16-17 setembro, tranquila a setembro unsettled 18, ativo em 19 de setembro, tranquila a setembro unsettled 20 e tranquila novamente em setembro 21-22.
Ed Richmond, W4YO, de Harbor Island, Carolina do Sul escreve: "Eu geralmente vivem em 6 metros durante a época de Verão esporádica-E. A propagação foi para baixo no final de agosto, e eu mais ou menos sair da banda. Mas em 9 de setembro, notei alguns pontos sobre o refletor DX de uma abertura em noroeste da América do Sul, e decidiu dar uma olhada. Ouvi um sinal de + S9 na CW e pensei que poderia ser um local. Quando ele assinou como HK7AAG (Columbia), eu quase caí da cadeira. Liguei para ele e trabalhou, e cerca de dois minutos depois, ouviu HC1HC (Equador), não tão alto, mas copyable. Liguei e trabalhou-lo, também. Alguns minutos mais tarde, eu trabalhava YV5ZV em Caracas. Eu não esperava nada disso, desde setembro tem estatisticamente a menor incidência de esporádica E-propagação. A coisa toda é ainda mais surpreendente porque eu moro em um bairro CC & R e minha antena de 6 metros é um dipolo montados cerca de 35 metros de altura no sótão. Eu estou sempre espantado com o que eu tenho sido capaz de trabalhar com essa antena em quatro anos em 6 metros. É claro, a minha localização também ajuda. Eu vivo em Harbor Island (EM92sj) - 14 milhas fora de Beaufort, Carolina do Sul - em uma ilha barreira. Meu QTH é certo em um pântano de sal que dá para o Oceano Atlântico. Vou continuar a verificar 6 metros para alguns este mês TEP. Espero que eu tenha sorte. "
Obrigado, Ed!
Scott Bidstrup, TI3/W7RI, de Costa Rica enviou um artigo da New Scientist que sugere que uma CME grande o suficiente poderia depositar radiação em órbita baixa que poderia persistir por décadas. Scott se pergunta se não haveria um efeito duradouro sobre a propagação de rádio.
Mike Schaffer, KA3JAW, de Tampa, Florida (EL87) monitora as emissões televisivas na América Central via esporádica-E. Em 10 de setembro, ele escreveu: "Esta manhã em 1436, eu recebi uma transmissão NTSC analógico da Televisora ​​Nacional, TVN-2, HOU na Cidade do Panamá via esporádica-e a uma distância de 1320 milhas aéreas. Em 9 de outubro de 2110 em 9 de setembro, F2 propagação foi notado em NTSC analógico canal 2 vindo de sul da América do Sul. A primeira coisa que notei foi o que pareceu ser um fora-de-fase local esporádica-E tomar, mas o vídeo não sync lock, mesmo que o sinal estava em níveis moderados com sinal de fading única luz. Em seguida, o vídeo apareceu com warped diagonal, horizontal e vertical barras de rolagem. O áudio foi quase inexistente-to-fraco, com multi-caminho distorção que produziu uma quantidade de reflexões de dispersão. O áudio foi tão abafado que a TV mono orador não era bom o suficiente. Para corrigir esse efeito, eu usei fones de ouvido estéreo. O que me impressionou foi que o dialeto de áudio espanhol não era o que eu estou acostumado a ouvir de outros modos de propagação DX do México, países da América Central ou costa norte da América do Sul.
"Em 2135, a tempestade atingiu um valor máximo F2 no meu local. Neste ponto, eu executei uma varredura canal manual em todos os baixos VHF, alta e UHF 14, 15 e 16 canais. Os resultados indicaram a freqüência máxima utilizável não exceda a portadora de áudio em 59,75 MHz. Em 2203, a tempestade caiu para um estado moderado. Vi então um programa de vídeo fraca espanhol em preto-e-branco, que durou talvez cinco segundos. Eu suspeito que terá sido ou vindo de Quito, no Equador em 1950 milhas de distância ou Lima, Peru em 2779 milhas de distância, porque o rolamento para ambas as cidades da minha localização é em 171 graus em azimute. Mínimo F2 único-hop caminhos podem começar a cerca de 2000 quilômetros e atingir um máximo de até 3000 milhas. Em 2223, a tempestade geomagnética F2 rapidamente desapareceu de volta às condições normais. "
Todos os horários listados são UTC, salvo indicação em contrário.
Amador solares observador Tad Cook, K7RA, de Seattle, Washington, fornece esse relatório semanal sobre as condições solares e propagação. Este relatório também está disponível via W1AW toda sexta-feira, e uma versão abreviada aparece cada quinta-feira em A Carta ARRL . Você pode encontrar um guia para artigos e programas relativos à propagação aqui . Confira aqui e aqui para uma explicação detalhada dos números utilizados neste boletim. Um arquivo de boletins de propagação passado pode ser encontrada aqui . Você pode encontrar mapas de propagação mensal entre quatro regiões EUA e 12 locais no exterior aqui . Os leitores podem contatar o autor via e-mail .

FONTE - www.arrl.com