segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O NASCIMENTO DA ESTAÇÃO PY1EDB

No inicio de tudo, Ch. Santana- PY1CCD junto com outros radioamadores do bairro de Brás de pina e adjacências, por volta de 1963, se interessaram em desenvolver um trabalho junto aos jovens, após um deles junto com seu vizinho e amigo Eugênio Gonçalves- PY1CGY, o procurar em busca de informações de ingresso no radioamadorismo.
Santana e Eugênio foram apresentados pelo jovem ao Ch. Perez que chefiava então o Grupo de Escoteiros “David Barros”, convidados para uma conversa agradável mostraram suas idéias como instruir os jovens , noções de radioeletricidade e radiotelegrafia, visando no futuro o grupo ter sua própria estação.
O Ch. Peres ficou muito interessado com a idéia, o Ch. Perez além de chefe do 86º GE. David Barros, trabalhava na sede da UEB.
 Naquela época a “sede escoteira” era apenas um barracão de madeira que mal acomodava os apetrechos usados nas atividades da tropa, apesar da dificuldade, conseguiu um cantinho com uma pequena mesa para colocar o manipulador de telegrafia, e na parede, emoldurado um quadro com o código Morse.
O que mais impulsionava os radioamadores era o interesse dos meninos que se mostravam dispostas a sempre aprender.
Após a doação do Governo do Estado por indicação do Dep. Darcy Rangel , decisões foram tomadas e assim começou a construção da nova sede.
Houve uma parada nas aulas de telegrafia, pois a obra tomava inteiramente o tempo, após apelos de colaboração, surgiram Laércio Baptista de Almeida- PY1CKV, Antonio Santana- PY1CBG, Romário de Jesus- PY1BHJ, e muitos outros posteriormente como PY1BMU Adolpho J. Bretz que foi também Relações públicas e  chefe de alcatéia, o incansável Ch. Bretz foi o principal baluarte do jornal “O GUIA”, vieram também Washington- PY1AJX, Mauricio Cisneiros- PY1BBK, Saturnino Feitosa- PY1BHX, Afonso Pena –PY1FX, José Ferreira- PY1AFU, De Paula – PY1CQV, Abdon  de Paula- PY1CGV, Gilberto Afonso Pena- PY1AFA e o companheiro Raul- PY1CFR.
Após algum tempo , se firmou junto com Ch. Bretz o compromisso de levar o “David Barros” ao Acampamento Pan-americano que aconteceria na Ilha do Fundão-RJ, nesse interstício a estação de PY1CCD já se encontrava baseada na sede do 86º GE. David Barros, e por esse motivo foram colocados pela organização da referida atividade como Chefe de comunicação de campo (Ilha do Fundão), debaixo de um frio implacável do mês de julho.
Aberto oficialmente o “Acampamento Pan-americano”, a estação agora tinha como objetivo colocar os presentes ao acampamento em contato com seus familiares e sedes de origem , não só no território nacional como nas três Américas, com a diuturna ajuda de José Ferreira  PY1AFU, PY1ADN, PY1FX e PY1BHX Saturnino foi um dos maiores colaboradores que o 86º GE. David Barros já teve e cujo uma placa em sua homenagem está  atualmente colocada no corredor de acesso do nosso grupo.
A requerida licença da estação do 86º Grupo de Escoteiros DAVID BARROS (a futura PY1EDB) continuava a receber o apoio que se precisava, principalmente de equipamentos para montar a estação com seu próprio equipamento, e mais uma vez os radioamadores compareceram com doações importantes : Satunino PY1BHX , um receptor Delta 208; do Laércio PY1CKV um transmissor Delta 310, e também o Maurício PY1BBK e o De Paula PY1CQV e outros mais contribuíram com material de importância imediata para o funcionamento da estação.
O aniversário do Grupo se aproximava e a ansiedade aumentando , faltava a liberação do prefixo. Na Labre Central dirigida com bons trabalhos do amigo e colega PY1AMB – Gal. Antonio Magalhães Bastos, e no então Estado da Guanabara (Labre regional) PY1BOL – Gal. Kleber Rolim uma semana antes da solenidade de aniversário saiu o tão esperado prefixo: PY1EDB (ESCOTEIRO DAVID BARROS).
Em 19 DE MAIO DE 1968, hasteadas as bandeiras Nacional e do estado da Guanabara e da UEB, ao som do Hino Nacional, foi iniciado a comemoração do 10º aniversário do 86º GRUPO DE ESCOTEIROS “DAVID BARROS”; cortou a fita da estação PY1EDB, o Sr Cel. DUQUE ESTRADA, representante do Governo do Estado dando oficialidade a inauguração da estação que foi ao ar com uma chamada geral de PY1AMB Gal. ANTONIO MAGALHÃES BASTOS (LABRE CENTRAL) e atendido por PY1ADN nos 40 Metros, na ocasião o Gal. Magalhães Bastos, bastante emocionado, disse que considerava uma honra pessoal , poder inaugurar a 1ª ESTAÇÃO RADIOAMADORA de um GRUPO DE ESCOTEIRO.

Cortesia de PY1JR - Junior http://www.riodxgroup.com/blog/py1jr

Nenhum comentário: