Astronauta da NASA Janice Voss, KC5BTK , de Houston, Texas, faleceu em 7 de fevereiro de câncer. Ela tinha 55 anos. Uma de apenas seis mulheres que voaram no espaço cinco vezes, a carreira de Voss "foi destacado pelo seu trabalho e dedicação para cargas úteis científicas e de exploração. Voss participou em fazercontatos de rádio amador a partir do espaço através do Espaço Experiência Rádio Shuttle Amateur ( SAREX ), o precursor do rádio amador na Estação Espacial Internacional ( ARISS ) do programa.
"Como comandante de carga de duas missões dos ônibus espaciais, Janice foi responsável por abrir o caminho para experimentos que agora realizam diariamente na Estação Espacial Internacional", disse Peggy Whitson, chefe do Departamento de Astronautas. "Ao melhorar a forma como os cientistas são capazes de analisar seus dados e estabelecer os métodos experimentais e hardware necessários para executar essas experiências únicas, Janice e sua equipe garantiu que a nossa estação espacial seria o local das descobertas que nem sequer imaginado. Durante os últimos anos, Janice continuou a liderar os esforços de nosso escritório para oferecer os melhores métodos possíveis para as tripulações que operam experimentos na estação de hoje. Ainda mais que contribuições profissionais de Janice, vamos sentir sua falta visão positiva sobre o mundo e sua determinação para fazer todas as coisas melhor. "
Voss começou sua carreira com a NASA em 1973, quando estudava na Universidade de Purdue. Ela voltou para a NASA em 1977 para trabalhar como instrutor, ensinando orientação entrada e de navegação para tripulações do ônibus espacial. Depois de completar o seu doutoramento em 1987, trabalhou na indústria aeroespacial até que ela foi selecionada como um astronauta em 1990.
Primeira missão Voss 'era espacial STS-57 em 1993, o primeiro vôo do módulo Spacehab . Ela voou próximo a STS-63 em 1995, uma missão à estação espacial Mir e terceiro vôo de Spacehab. Ela também voou como comandante de carga na STS-83 em 1997 com a Microgravidade Science Laboratory (MSL), mas a missão foi abreviada devido a problemas com um dos três do veículo orbital de combustível unidades de geração de energia. Voss, da tripulação e MSL voou novamente como o STS-94 MSL-1 missão Spacelab, que se concentrou em materiais e pesquisa de ciência de combustão na microgravidade.
Sua última missão foi STS-99 em 2000, um vôo à Estação Espacial Internacional (ISS ) como parte da Missão Topográfica Radar Shuttle , que mapeou mais de 47 milhões de quilômetros quadrados da superfície terrestre do planeta. No total, Voss passou mais de 49 dias no espaço, viajando 18,8 milhões de quilômetros em 779 órbitas da Terra.
De 2004-2007, Voss serviu como o diretor de ciências para a sonda Kepler , do Ames Research Center da NASA. Projetado para procurar planetas do tamanho da Terra orbitando estrelas distantes, Kepler foi lançado em Março de 2009; até à data, confirmou 61 exoplanetas e identificou mais de 2000 candidatos planetários. Voss atuou mais recentemente como a liderança de cargas Ramo do Departamento de Astronautas da Estação. - Graças a NASA e AMSAT para a informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário