sábado, 10 de dezembro de 2011

Radioamadores pedem apoio para nova Sede


A importância do Clube de Radioamadores de Blumenau (CRB), fundado em setembro de 1972, foi destacada pelo vereador João José Marçal (PP) na sessão de quinta-feira (1). O clube está requerendo uma área, no Portal da Saxônia, para instalação de sua sede e permitir que continue prestando grandes serviços ao município e ao estado. A senhora Alda Niemeyer – que irá completar 93 anos em 2011, considerada o maior símbolo do radioamadorismo de Blumenau e uma das mais antigas do país, esteve no Legislativo, ao lado do atual presidente Guilherme Diegoli Jr e do diretor de patrimônio Claudio Moraes. 

Zé Marçal lembrou que “o clube teve sua primeira ação voluntária, em março de 1974, auxiliando a Defesa Civil Estadual na campanha Ajude seu irmão do Sul, por causa da enchente que atingiu Tubarão”, disse. 
Devido às ações de auxílio à comunidade, o clube foi declarado de utilidade pública municipal em 1979 e estadual em 1980. O parlamentar lembrou ainda que em 1983 e 84, teve papel destacado na enchente que assolou a cidade, fazendo toda a comunicação via rádio, ajudando as famílias que ficaram isoladas em vários pontos. Nas primeiras edições da Oktoberfest e da Maratona de Blumenau o clube também atuou na segurança e comunicação. “Mais recentemente, ao lado da Defesa Civil, teve papel importante na catástrofe de 2008 e na enchente de 2011, montando bases na prefeitura, no corpo de bombeiros e em outros pontos da cidade, ajudando diretamente a população, solicitando auxílio para os isolados. 


Símbolo
A senhora Alda Niemeyer é considerada o maior símbolo do radioamadorismo de Blumenau e uma das mais antigas do país. Ela esteve no Legislativo, acompanhada pelo atual presidente do clube Guilherme Diegoli Jr e do diretor de patrimônio Claudio Moraes
Segundo Marçal, hoje o CRB possui duas repetidoras – uma no Portal da Saxônia e outra no Morro do Cachorro, que tem área de abrangência maior. Desde 1980, está instalado junto ao Centro Cultural 25 de julho em uma pequena sala alugada, onde não dispõe de infraestrutura adequada para atividades e ações voluntárias. Além disso, o local é atingido por enchentes impedindo o acesso para utilização dos equipamentos. Em vista disso, a solicitação de um terreno ao município em localização mais privilegiada. 



FONTE - SITE FOLHA DE BLUMENAU. Radioamadores pedem ajuda para nova Sede. 02/12/2011. Online. Disponível em http://www.folhadeblumenau.com.br/site/noticia.php?noticia=13386. Capturado em 10/12/2011

Nenhum comentário: