quarta-feira, 21 de maio de 2014

CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO – 2014

FINALIDADE
Este concurso é realizado anualmente no mês de Junho pelo Grêmio de Comunicações da Escola Naval, tendo como objetivo a confraternização e o adestramento de comunicações dos Aspirantes do Grêmio entre os Radioamadores e homenageando-se o aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.


DATA E HORÁRIO - 
  • CW - 18h00 PT2 de 30/MAIO/2014 ás 17h59 PT2 de 31/MAIO/2014 21h00 UTC de Sexta às 20h59 UTC de Sábado
  • FONIA  18h00 PT2 de 31/MAIO/2014 ás 17h59 PT2 de 01/JUN/2014 21h00 UTC de Sábado às 20h59 UTC de Domingo
FAIXAS
Serão realizados nas faixas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros.
>> Não serão aceitos contatos simultâneos em faixas diferentes <<


CATEGORIAS
ü  Operador Único – Classes: A, B, C.
ü  Radioamadoras (YL)
ü  Clubes, Associações e Estações Multi-operadores (Grupos)
ü  QRP (até 5 Watts de saída)
ü  Estações Militares (OM e Radioamador Militar)


CHAMADA
  • CW: CQ CBR
  • FONIA: CQ RIACHUELO

MENSAGENS
v  Operador Único – Classes A, B, C. RS (T) + UF
v  Radioamadoras (YL) RS (T) + YL
v  Clubes, Associações e Estações Multi-Operadores RS (T) + UF
v  QRP – RST + QRP
v  Estações Militares RS (T) + MIL.

PONTUAÇÃO
Contato com a estação coordenadora PY1BJN: 10 Pontos
Contato com estações militares: 05 Pontos
Contato com estações QRP: 03 Pontos
Demais estações: 02 Pontos
A pontuação final é obtida pela soma dos pontos de todas as bandas X Ufs de todas as bandas.



Acesse o regulamento na integra - http://www.gcen.org.br/

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Escoteiro

O Dia Mundial do Escoteiro é comemorando em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos cidadãos exemplares. O escoteiros tem diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação".
Os escoteiros prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.
O Dia Mundial do Escoteiro também é conhecido simplesmente como Dia do Escoteiro, ou Dia do Escotismo.

Origem do Dia Mundial do Escoteiro

O Dia Mundial do Escoteiro é celebrado no dia 23 de abril em homenagem ao padroeiro dos escoteiros, São Jorge. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou conhecido por sua bravura. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para ser o padroeiro dos escoteiros, por o considerar um modelo a ser seguido, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".





Drone brasileiro para monitoramento de águas.

Monitoramento de águas.
Com os reservatórios de água nos menores níveis da história em algumas partes do Brasil, cresce a preocupação em monitorar melhor a quantidade de água armazenada, minorando os prejuízos para a população.
A proposta de uma equipe da Universidade de Brasília (UnB) é automatizar a tarefa usando veículos aéreos não tripulados (VANTs) - mais conhecidos como drones ou cópteros.
A ideia é capturar imagens difíceis de obter em campo e por satélite e, assim, preencher uma lacuna existente no sistema de sensoriamento remoto.
"O drone pode voar abaixo das nuvens logo após uma chuva forte, por exemplo, e registrar a movimentação de sedimentos na água, coisa impossível de ser vista das estações terrestres e orbitais," disse o professor Henrique Roig, um dos responsáveis pelo projeto.
Assim, haverá ganhos também na resolução das imagens, já que os cópteros vão "ver" tudo mais de perto, permitindo seu uso também para monitoramento de vazamentos de petróleo e outros produtos químicos.
Batizado de AquaVant, o veículo robótico será desenvolvido em parceria com o Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD) e com as universidades federais do Amazonas (Ufam) e do Ceará (UFC).

O protótipo pesa 2,5kg e tem um metro de diâmetro, podendo voar a altura máxima de 150 metros.

Drone das águas.
"Drones existem às centenas, mas quase todos estão voltados para segurança, mapeamento territorial e agricultura de precisão," observa o professor.
Assim, a principal parte do trabalho não será exatamente desenvolver um veículo robótico, mas verificar qual tipo de aeronave se adequa melhor para levar o equipamento necessário para o tipo de observação que se tem em mente.
O projeto inicial prevê uma carga útil com cerca de 700 gramas, consistindo principalmente de câmeras multi e hiperespectrais - uma câmera hiperespectral registra 232 pontos em um único disparo.
"Nosso trabalho é descobrir qual das aeronaves servirá melhor para o transporte das câmeras e, assim, obter os resultados desejados", diz Roig.
Os primeiros testes estão sendo feitos com cópteros de seis e oito hélices. Os vários eixos de motor proporcionam mais equilíbrio à aeronave. A expectativa é que aeronaves de asas fixas sejam usadas para sobrevoar áreas maiores no futuro.
O protótipo pesa 2,5kg e tem um metro de diâmetro, podendo voar a altura máxima de 150 metros. A autonomia de voo é de até 30 minutos - o tempo de duração da bateria varia de acordo com o peso dos sensores transportados.


FONTE -  SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Drone brasileiro para monitoramento de águas. 16/04/2014. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=drone-brasileiro-monitoramento-aguas. Capturado em 23/04/2014.

domingo, 20 de abril de 2014

A 105 anos de idade, Jean Touzot (F8IL) fora do ar.


Jean Touzot foi amadores seniores. Por 105 anos, ele se aposentou ondas por motivos de saúde. Reunião com a radiotelegrafia apaixonado.
"Eu ganhei, eu parei tudo." Por 105 anos, o Albigensian Jean Touzot encerrou sua carreira amadora. Imobilizada em um sofá por causa de problemas de saúde, ele não pode usar o seu transmissor de rádio para se comunicar em código Morse com o mundo, como fez em 1936.



Em sua sala de estar com paredes acolchoadas de fotos de família, ele diz: "Eu aprendi o código Morse em 2 meses durante o meu serviço militar no Regimento de Engenharia 28 em Montpellier. É uma linguagem universal ". Da garagem de sua pequena casa Albigensian, ele percorreu o mundo com o seu antepassado internet: Índia, Japão, Camboja, EUA, Nova Zelândia ... Seu tema favorito de discussão com seus interlocutores, por outro fim do mundo? "O tempo, ainda estamos falando sobre isso! Mas nunca a política ou religião, pode perturbar. "
A estrela entre amador
Entrevistas, medalhas, parabéns de todo o mundo; quando Jean Touzot celebrou o seu 100 º aniversário em 2009, mudou-se para o estrelato da telegrafia. Ele chegou a ser oferecido um único morse ", criado especificamente para (ele)", ele exibe com orgulho na frente de sua filha Perrette. E, mas, mesmo que seja com um grande sorriso que mostra o rádio de seu pai, que ele nunca conseguiu transmitir o vírus. "Meu irmão e eu, nunca entendeu nada sobre isso", ela ri.
Touzot quando John anunciou que estava deixando as ondas de rádio por causa de sua saúde, ele recebeu muitas homenagens que tocaram. "Mas eu não posso ir, eu tenho as mãos trêmulas, ele me faz fazer erros" é ele irritante. Então, para passar o tempo, ele palavras cruzadas. Mas, afinal, ele diz maliciosamente: "Não deve me excita muito para mim de novo de qualquer maneira!"
Telegrafia, o precursor da Internet
Se hoje a telegrafia é um hobby, ela já tinha um propósito real. É possível enviar mensagens a uma grande distância através de códigos de comunicação. "Pode ser usado para os navios em perigo, por exemplo", explica Jean Touzot. "A internet tem nos mordido", ele ri. "Só que não há necessidade de aprender o código Morse, é muito mais fácil."
 


 

segunda-feira, 24 de março de 2014

Mortes por raio a maior parte é no campo.

Na matéria exibida um engenheiro elétrico aborda a importância dos para-raios e que sua cobertura é o dobro do comprimento, de maneira que se um para raio está a uma altura de 50 metros ele irá proteger um raio de 100 metros em volta do seu ponto. Para nós radioamadores isso é de suma importância pelo fato do crescimento das antenas de telefonia.

 

Globo Rural mostra que a maioria das mortes por raios acontece no campo. 

Programa exibe depoimento de agricultora que já foi atingida por dois raios.

O Globo Rural deste domingo (23/03/2014) mostra que 60% das mortes provocadas por raios acontecem na área rural. O repórter César Dassie fala sobre as medidas para proteger o gado em casos de tempestade e traz o depoimento de uma agricultora que foi atingida por dois raios. A reportagem foi gravada no Vale do Paraíba, em São Paulo, com a presença de profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Outro tema abordado no programa é o cultivo de algas no Ceará. A reportagem de José Hamilton Ribeiro mostra uma comunidade de pescadores que as cultivam para explorá-las sem prejudicar o meio-ambiente. Eles utilizam um sistema que aproveita as algas para produzir gelatina e cosméticos e contam com o apoio de uma organização não governamental.


















Curso de DX para iniciantes e contestes.

Parabéns a Labre SP pelo exemplo de organização e incentivo ao radioamadorismo.


CURSO DE DX PARA INICIANTES
Ministrado por Marcelo Motoyama PY2FN na sede da LABRE-SP em 20/03/2014 - Dedicado a principiantes e praticantes do radioamadorismo que não pratiquem o DX ou até mesmo não estejam familiarizados com dicas e técnicas para uso de programas, sites e objetivos essenciais para pratica do DX.

LINKS CITADOS NO CURSO:
QRZ - www.qrz.com
LOTW - www.arrl.org/lotw
CLUBLOG - www.clublog.org

PROGRAMAS DE LOG:
LOGGER 32 - www.logger32.net
DX4WIN - www.dx4win.com
HRD - www.ham-radio-deluxe.com
LOG4OM - www.pisto.it/wordpress/log4om-en/

LINKS ÚTEIS:
ADXO NG3K - www.ng3k.com
E-QSL - www.eqsl.cc
K1BV DX AWARDS - www.dxawards.com

Organização: Valter PY2II - Dir. Palestras e Eventos
LABRE-SP - www.labre-sp.org.br




 PALESTRA PY2FN - DX PARA INICIANTES - LABRE-SP




 Ciclo de encontros LABRE-SP 2014 - Palestra ministrada por PY2EL Ricardo sobre Contestes e DX em 15/03/2014 na Sede da LABRE-SP - Primeira parte
 
 PALESTRA PY2EL - CONTESTES E DX - PARTE 1



 Ciclo de Encontros LABRE-SP 2014 - Palestra ministrada por PY2EL Ricardo sobre Contestes e DX em 15/03/2014 na Sede da LABRE-SP - Segunda e última parte.
 
PALESTRA PY2EL CONTESTES E DX - PARTE 2




Fonte - Canal TV Labre SP - https://www.youtube.com/user/TVLABRESP/videos

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Nanossatélite brasileiro pronto para ir ao espaço.

O segundo nanossatélite brasileiro e primeiro Cubesat nacional, o NanosatC-BR-1, será levado ao espaço em maio próximo pelo foguete russo DNPER.
De acordo com os pesquisadores Otávio Durão e Nélson Schuch, do INPE, o lançamento pode ser antecipado para abril, uma vez que a Agência Espacial Brasileira (AEB) já liberou os recursos necessários para a finalização, lançamento e operação do NanosatC-BR-1.
Os últimos testes com o modelo de voo - o satélite sem os painéis solares e antenas - serão realizados em Fevereiro, o que abre a possibilidade da antecipação do lançamento.
Cubesat brasileiro
O NanosatC-BR-1 é um pequeno satélite científico (pouco mais de um quilograma) e o primeiro cubesat desenvolvido no país, produzido em parceria pelo INPE e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
O destaque tecnológico desta missão é o teste em ambiente espacial de um circuito integrado projetado na UFSM e fabricado por uma indústria brasileira.
Ele também levará ao espaço dois instrumentos científicos, um magnetômetro e um detector de partículas de precipitação, para o monitoramento em tempo real do geoespaço.
Os instrumentos permitirão o estudo da precipitação de partículas cósmicas e de distúrbios na magnetosfera sobre o território nacional, com vistas a determinar seus efeitos em regiões como a da Anomalia Magnética no Atlântico Sul (Sama, sigla em inglês) e do setor brasileiro do eletrojato equatorial.
A Sama é uma "falha" do campo magnético terrestre nesta região, que fica sobre o Brasil, explica Durão. Como consequência desta anomalia, há um maior risco da presença de partículas de alta energia na região, que podem afetar as comunicações, redes de distribuição de energia, os sinais de satélites de posicionamento global (como o GPS), ou mesmo causar falhas de equipamentos eletrônicos como computadores de bordo.
O primeiro nanossatélite nacional foi o Unosat-1, das universidades Norte do Paraná (Unopar) e Estadual de Londrina (UEL), que foi destruído no acidente com o VLS-1 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, em 2003.

O NanosatC-BR-1 é um pequeno satélite científico com pouco mais de um quilograma. [Imagem: AEB]

O segundo Cubesat do programa, o NanosatC-BR-2, está em fabricação e a expectativa é de que ele seja lançado em 2015.
Nanos satélites
A Estação Terrena de Santa Maria, que monitorará o cubesat em órbita, e a que fica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), já estão em operação, recebendo dados de vários cubesats lançados por outros países.
Para Durão, a tendência é de que o incremento do segmento de nanos satélites continuará em aceleração, "pois sua produção e desenvolvimento são rápidos, porque muitos dos componentes são ofertados por diversas empresas de vários países, facilitando a aquisição" - são os chamados componentes de prateleira.
Outra vantagem é que o custo para a produção de nanos satélites é baixo em relação aos satélites de grande porte, e eles podem desempenhar várias das funções dos seus equivalentes maiores.
Além da exigência de menos recursos, a difusão de informações entre as instituições de pesquisa e ensino permite que cada vez mais países tenham seus cubesats. Na América Latina, têm esses equipamentos a Argentina, o Equador, o Peru e a Colômbia, cujo nanossatélite é o mais antigo do continente em operação.



Fonte -  SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Nanossatélite brasileiro pronto para ir ao espaço. 28/01/2014. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanossatelite-brasileiro. Capturado em 25/02/2014.

Satélites a tecnologia que nos rodea.

Esse é um satélite de comunicação complexo mas não podemos deixar de mencionar que o Junior de Castro PY2BJO construiu o seu próprio satélite e com recursos próprios.