domingo, 28 de agosto de 2011

HISTÓRIA DO APRS

Encontrei este artigo sobre APRS bem interessante principalmente pela sua história inicial. 
Podemos reparar que todo invento bem sucedido sempre tem a mão de um colega radioamador e isso que torna nosso hobby diferente de todos os outros. Não podemos ser considerados amadores e sim profissionais, isso pelo fato de sermos capazes de salvar vidas e termos a capacidade de suprir as comunicações nas situações mais delicadas. Na minha concepção toda a sociedade deveria saber e ser incentivada desde o primário sobre a importância do radioamador em uma sociedade.
Este conteúdo foi extraído do portal APRS BRASIL. Para acessar todo o conteúdo do site se faz necessário o cadastro.





O texto é uma breve explicação do Bob Bruninga, criador do APRS que também é radioamador com o indicativo WB4APR que dedicou várias horas de trabalho no desenvolvimento desta maravilhosa modalidade, que nos auxilia nos contatos, na busca de estações terrestres, nos contatos via satélite, e nas catástrofes naturais.
A Historia do APRS por Bob Bruninga WB4APR
bob3.JPGbob2.jpg

O APRS surgiu após longos 18 anos de trabalho no desenvolvimento desta maravilhosa modalidade de comunicação, destinado a nós Radioamadores e utilizado em todo o mundo.
No ano de 1976 eu desenvolvi um software para o modo RTTY que enviava e recebia mensagens utilizando as ondas de radio que utilizava duas portas dando a possibilidade de contatos por voz e envio de sinais de Radio Pacote ao mesmo tempo. Este programa foi desenvolvido para o pessoal da AMRAD e foi o inicio do ASCII legalmente utilizado no inicio da década de 70.
Já em 1978 eu fui o primeiro a testar o teclado para Radio Pacote, o VADCG, desenvolvido por Radioamadores do Canadá.
bob4.JPG
Por muitos anos eu trabalhei como um dos diretores da AMRAD, e no setor de desenvolvimento de programas de computador e também ajudando no desenvolvimento do protocolo AX.25 escrito por Terry Fox, WB4JFI, e publicado na revista da AMRAD no ano de 1984.
Isolado entre mares no Japão, em 1982, eu desenvolvi meus primeiros mapas de navegação que se chamou NAVY HF. Utilizando um computador APPLE-II estes mapas seriam um inicio para a utilização dos primeiros programas utilizando o Radio Pacote.
bob5.jpg
Em 1983 eu desenvolvi meu primeiro programa de computador para Gateway/BBS que permitia varias operações simultâneas utilizando as faixas de HF e VHF ao mesmo tempo através do Radio Pacote e também fui o pioneiro a utilizar o shift de 200 Hz para Radio Pacote na faixa de HF. Com isso fui o primeiro também a manter um link via radio com as estações W0RPK, W9TD e K7PYK. Para a minha alegria nós fomos o primeiro grupo a manter um Gateway/BBS na faixa de HF na freqüência de 10.149 MHz que ficou no ar por 5 anos e varias estações no mundo o utilizaram até meados de 1989.
bob6.jpg

Os primeiros protocolos para o APRS eu os criei com meu antigo computador VIC-20 em 1984. Para testes eu utilizei uma corrida de cavalos, realizada pela AMRAD, onde os participantes eram localizados a 100 quilômetros de distancia.
bob7.jpgbob8.jpg
Depois dos testes eu dediquei dois anos de trabalho no desenvolvimento de um programa que, através do Radio Pacote, auxiliaria a todos nas catástrofes naturais e recebi o patrocínio da FEMA (Federal Emergency Management Agency). Durante o desenvolvimento deste software eu o chamei de Sistema de Trafego de Emergência (CETS).
bob9.JPG
Em 1990 eu me cansei de procurar o domínio publico na internet onde todos pudessem confeccionar mapas que seriam utilizados por todos nós Radioamadores. Com essa dificuldade eu criei uma forma onde todos poderiam criar mapas através de um editor de texto simples e foi a partir daí que eu descobri o potencial do APRS e de que forma ele poderia ser utilizado. Eu percebi também que poderia utilizar meu indicativo de chamada para rastreá-lo onde estivesse e neste momento eu criei o nome do software conhecido na língua inglesa por Packet Reporting System.
Todo o desenvolvimento deste Software foi publicado na TAPR na conferencia de comunicações em 1993. 
Foi a partir de 1993 que eu dediquei horas e horas e noites sem dormir no desenvolvimento do APRS que utilizamos nos dias de hoje.
bob10.jpg
Em 1994 eu desenvolvi a interface Mic-E para que todos os Radioamadores pudessem ligar seus equipamentos de radio nos computadores utilizando a saída de microfone do radio.
bob11.jpg

Já em 1998 a Kenwood utilizou minha interface Mic-E no seu radio HT modelo TH D7 e também no TM D700 lançado no ano de 2000.
bob12.jpgbob13.jpg
Em 1996 a PacComm implementou minhas idéias em suas repetidoras digitais, substituindo os protocolos, e finalmente em 1998 a fabrica de TNC Kantronics utiliza minhas idéias de protocolo para APRS criando novos TNC destinados para APRS.
bob14.jpgbob15.jpg
Para finalizar eu, Robert E Bruninga WB4APR, gostaria de dizer a todos que não faço isso para ganhar dinheiro mas sim porque sou Radioamador. Tanto que em 1984 eu liberei o código fonte de minha BBS para toda a comunidade de Radioamadores utilizarem de forma gratuita. Essa minha atitude foi tão importante para o Radioamadorismo que em 1995, 11 anos após a liberação do código fonte de minha BBS, eu ainda recebia telefonemas e cartas de vários países fazendo perguntas sobre um software que não era mais utilizado. 
Agradeço a todos por utilizarem o APRS e agradeço também aos mantenedores do portal APRS Brasil através do Eudoxio PY1EU que nos auxilia no desenvolvimento desta modalidade tão maravilhosa que é o APRS.
 
Traduzido por Mauricio Beraldo PY4MAB
Revisado por Eudoxio J. Mondego PY1EU

Nenhum comentário: