segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FALANDO DE APRS

Encontrei este artigo sobre APRS bem interessante e achei interessante divulgar com os nobres colegas pelo fato de que a grande maioria de nós sempre efetuarmos as modalidades básicas, fonia e grafia.
Todo este conteúdo foi elaborado pelo exímio radioamador Maurício Beraldo - PY4MAB e pode ser encontrado no portal APRS BRASIL. Para acessar todo o conteúdo do site se faz necessário o cadastro.



PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE APRS
1.O que é o APRS
Resposta: O APRS é um sistema utilizado exclusivamente por Radioamadores em todo o mundo que da a posição geográfica do seu veiculo.
2.O significa APRS
Resposta: APRS é uma sigla em inglês que diz Automatic Position Reporting Sistem. Traduzindo para o português seria Sistema Automático de Reportagem de Posição.
3.Como o APRS funciona
Resposta: Instalando um equipamento de APRS em seu veiculo você poderá utilizá-lo como um rastreador de satélites que dá a posição geográfica do seu carro.
4.Qual seria a utilidade do APRS no meu carro.
Resposta: Você poderia monitorá-lo via internet e teria a possibilidade de enviar e receber mensagens em tempo real e ainda teria as faixas de VHF e UHF livres para contatos por voz, quer dizer, seria mais uma ferramenta no seu veiculo.
5.Qual é a diferença entre o APRS e os rastreadores via satélites.
Resposta: a diferença é que o APRS utiliza repetidoras em Terra para rastrear os veículos já os rastreadores via satélite utilizam satélites em órbita da Terra para rastreá-los.
6.Posso enviar mensagens como nos rastreadores via satélite.
Resposta: Sim. Alem disso as estações moveis poderão enviar-lhe mensagens para seu e-mail na internet.

7.O APRS paga mensalidade
Resposta: Não porque é de graça para nós Radioamadores
8.Quais os equipamentos necessários
Resposta: Um radio na faixa de VHF, cabo, antena, Tnc, GPS.
9.Onde posso adquirir um equipamento para APRS
Resposta: Entre em contato conosco que lhe indicaremos os melhores e mais acessíveis equipamentos.
10.Qualquer Radio funciona no APRS
Resposta: Sim desde que seja um equipamento que possua a faixa de VHF.
11.Posso utilizar um GPS veicular
Resposta: Atualmente não. Aqui no Brasil existem poucos GPS com saída de dados. O ideal é utilizar um GPS comum. Em outros paises existem GPS exclusivos para APRS que coloca-se no carro, mas ainda é muito caro pra nós. Não compre equipamentos antes de entrar em contato conosco pois lhe orientaremos sobre todos os tipos de GPS utilizáveis.

12.Existem rádios destinados para o APRS
Resposta: Sim. Esses equipamentos possuem um Tnc interno e também um programa de computador que já é configurado para o APRS. Você poderá instalar a frente do radio no painel de seu carro e seguir os dados do APRS chegando na tela do radio.

13.O que seria mais barato, montar um radio para APRS ou comprar um equipamento pronto de fabrica.
Resposta: O mais barato é montar um equipamento de APRS em um radio de VHF comum e adquirir um Tnc da Tiny Track.

14.O que é Tnc
Resposta: O Tnc é um equipamento utilizado para Transformar sinais de dados e enviá-los via radio.

15.E o que é Tnc da Tiny Track
Resposta: O Tnc do Modelo Tiny Track é fabricado pela Byonics, uma empresa Americana, e sai muito mais barato que um Tnc normal e cabe na palma da mão facilitando sua instalação em locais de difícil acesso em seu veiculo. Uma de suas melhores qualidades é o preço reduzido.

16.Não sendo Radioamador eu poderei utilizá-lo
Resposta: Não porque o APRS é de uso exclusivo de Radioamadores.

17.O que é um Digipeater
Resposta: É uma repetidora digital que envia e recebe os sinais de APRS vindos das estações moveis. A expressão Digipeater vem do inglês, Digital Repeater, e quer dizer Repetidora Digital.

18.Repetidora digital é o mesmo que TV digital
Resposta: Não. Porque a TV digital é uma outra tecnologia
que esta chegando ao Brasil e trará melhor recepção de sinais de TV. A repetidora Digital (Digipeater) é chamada desta forma porque envia e recebe sinais digitais mas de forma analógica.
19.Quero montar um Digipeater aqui em minha cidade mas não tenho sinal de APRS
Resposta: Mesmo não tendo o sinal de APRS em sua cidade você poderá jogar seu Digipeater na rede de APRS via internet.

20.Como faço para jogar o sinal de meu Digipeater que esta no alto da serra via internet
Resposta: Através de um radio ligado ao seu computador você enviará e recebera os sinais de seu Digipeater e o computador, ligado ao radio, enviará e receberá tudo e jogará todos os dados na rede de APRS via internet. Desta forma você fará uma estação IGATE
21.O que é um IGATE
Resposta: IGATE é uma estação de radio montada especialmente para receber os sinais da Digipeater e jogá-los na rede de APRS via internet. Desta forma todas as estações recebidas pela Digipeater chegarão até o IGATE e serão jogadas na internet e as estações que estiverem na internet serão jogadas no seu Digipeater.

22.Como eu poderei montar um IGATE utilizando computadores e internet sendo que lá no alto da serra não existe sinal de internet
Resposta: Geralmente os IGATES são montados em casa, no próprio computador pessoal, e ele possibilita que o computador possa ser utilizado para navegar na internet, conversar no MSN normalmente sem que o IGATE atrapalhe no desempenho do computador.

23.Eu tenho sinal de APRS em minha cidade desta forma seria necessário fazer uma estação IGATE
Resposta: Com certeza. Os IGATES deixam a rede muito mais rápida, justamente porque utilizam a internet, e com isso melhoraria muito o sinal, o envio de localização, envio de mensagens.
24.Qual programa de computador eu utilizaria para fazer um IGATE
Resposta: O programa mais comum, utilizado por todos nós Radioamadores, chama-se UI-VIEW e pode ser baixado para seu computador sem nenhum custo. A única exigência é que para baixá-lo você terá que possuir o indicativo de Radioamador.

25.Como eu saberei configurar o UI-View para funcionar como IGATE
Resposta: A configuração é fácil e pedimos a todos que entrem em contato que explicaremos detalhadamente.

26.Onde baixo os programas para APRS
Resposta: Você baixará todos os programas para APRS em nossa pagina em Downloads.
27.Como faço para configurar os programas
Resposta: Em nossa pagina, em Tutoriais, existem varias explicações de configuração em vídeo que facilitarão a configuração.

Perguntas elaboradas por Maurício Beraldo - PY4MAB

Nenhum comentário: