quinta-feira, 7 de março de 2013

Sistema de radar Nostradamus

Matéria interessante pelo fato de utilizar antenas de Cone-Bi eu conheço como antena Astro Plane e o mais sobre a qrg de trabalho que vai de 6 Mhz a 30 Mhz. Fica uma questão no ar, seria uma limitação de qrg para nosso espectro de HF ou o controle sobre ele devido a esta frequência de trabalho tendo em vista que outras já possuem em satélites? 
Vamos aos comentários.


O sistema de radar Nostradamus é um conjunto de 288 elementos de antena de cone-bi distribuídos ao longo dos braços de uma estrela de três ramo, com uma infra-estrutura enterrada para abrigar os eletrônica de transmissão e recepção.
copyright © 1996-2006 ONERA
NOSTRADAMUS: Transhorizon de antenas 
(Foto: Stéphane Muratet) 
Cahier de laboratoire
Nostradamus detecta qualquer aeronave voando 700-2000 quilômetros de distância. Com efeito, este conceito novo radar é baseada em frequência muito baixa-ondas (6 a 30 MHz) que saltam para fora da ionosfera, o que lhe permite detectar alvos além do horizonte.
copyright © 1996-2006 ONERA
comando e controle.
Considerando radares transhorizon usely requerem grandes redes de antenas lineares para os sinais de feixe, a distribuição de superfície especial de Nostradamus torna possível controlar os feixes electrónicos, quer em azimute (360 °) e de elevação.
copyright © 1996-2006 ONERA
rede de metro.
Além de ser a vigilância aérea mais barata significa, no momento, Nostradamus pode ser útil:
  • realizar pesquisas sobre a ionosfera
  • mapa do mar e correntes de tempo (de interesse para as empresas envolvidas em off-shore de perfuração de petróleo)
  • detectar e rastrear embarcações em perigo



FONTE - PORTAL ONERA. SISTEMA DE RADAR NOSTRADAMUS. 2003/2009. ON LINE DISPONÍVEL EM http://www.onera.fr/photos-en/instexp/nostradamus.php CAPTURADO EM 07/03/2013

Nenhum comentário: