quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Brasil desenvolverá sistemas de posicionamento e navegação para satélites.

Notícias deste quilate não são noticiadas pela mídia aberta e por este fato alguns pseudo-intelectuais dizem que o Brasil é pobre de cientistas, pode ser fato fato dos genuínos estarem trabalhando em outros países mas aqui temos os melhores.
Renato Nunes - Ex PY1ET



Foi inaugurado em São José dos Campos (SP), o LABSIA - Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial.
O objetivo do laboratório é realizar testes de qualificação de sistemas de controle de atitude para satélites estabilizados em três eixos, com desempenho compatível com aqueles exigidos por satélites de observação da Terra de alta resolução espacial.
Considerado fundamental para autonomia tecnológica brasileira, o desenvolvimento de sistemas de controle de atitude e órbita é resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
Ministro Marco Antonio Raupp participa da inauguração do Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial.[Imagem: IAE]

Para testar os equipamentos em três eixos, o laboratório conta com um colchão de ar, montado sob um teto retrátil, para simular como o satélite se comportará no espaço.
Isso permitirá a avaliação dos sensores de estrelas muito distantes, que são utilizadas como referenciais para o posicionamento dos satélites em órbita.
O laboratório reúne computadores para simulação, placas de aquisição e geração de sinais, interfaces de comunicação padronizadas e compatíveis com satélites, sistemas para operação em tempo real, computador de emulação do computador de bordo, além de toda a infraestrutura necessária para configurar e operar o sistema.
Essa estrutura vai "permitir a incorporação do sensor de estrelas na malha de simulação física com estímulo real nos testes a serem realizados em período noturno. Assim, o LABSIA proverá o Brasil com a infraestrutura e os meios necessários para o desenvolvimento e testes de sistemas de controle de atitude e órbita", explicou Valdemir Carrara, engenheiro do INPE.


FONTE SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Brasil desenvolverá sistemas de posicionamento e navegação para satélites. 30/07/2013. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=laboratorio-posicionamento-navegacao-satelites. Capturado em 07/08/2013. 

Nenhum comentário: