quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez.


Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez
Os picossatélites científicos FITSAT-1, F-1, e TechEdSat logo após seu lançamento, feito a partir da Estação Espacial Internacional - ao fundo, um dos painéis solares da Estação.[Imagem: NASA]


CubeSats
Satélites artificiais normalmente são lançados do solo, a bordo de foguetes especialmente projetados para isso.
Mas, com a miniaturização, sobretudo os satélites científicos e de avaliação de novas tecnologias estão se tornando cada vez menores.
Já existem várias famílias deles, batizadas de CubeSats, PicoSats e assim por diante, dependendo de suas dimensões - os menores são cubos medindo 10 centímetros de lado e pesando 1,2 quilograma.
Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez
Astronauta Aki Hoshide mostra os picossatélites pouco antes de sua transferência para o lado externo da Estação Espacial. [Imagem: NASA]
Do espaço para o espaço
A Agência Espacial Japonesa (JAXA) acredita que pode haver formas mais eficientes e mais baratas de lançar esses satélites.
E demonstrou isso no primeiro lançamento de satélites ao espaço já feito a partir da Estação Espacial Internacional.
ônibus espacial Endeavour já havia feito lançamento de picossatélites, mas esta é a primeira vez que o lançamento ocorre da Estação.
Para efetuar o lançamento, a JAXA construíram um módulo que pode ser movimentado de dentro do laboratório Kibo, onde os satélites são montados, ligados e configurados pelos astronautas, até o lado externo, onde o lançamento é realizado.
O módulo possui dois lançadores, cada um podendo conter até três microssatélites.
Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez
O módulo possui dois lançadores, cada um podendo conter até três microssatélites. [Imagem: NASA]
Vantagens do lançamento espacial
O lançamento dos satélites a partir da Estação Espacial permite que a tripulação ligue os satélites pouco antes do lançamento, ao contrário de quando os satélites são postos nos foguetes, o que pode ocorrer semanas antes do lançamento.
Isto não só prolonga a vida útil dasbaterias, como também permite que a tripulação possa verificar a funcionalidade dos sistemas e efetuar reparos simples, se for necessário.
Além disso, como os microssatélites, ou CubeSats, são levados para a Estação Espacial embalados de forma segura dentro de um veículo como o ATV europeuou o HTV japonês, vibrações e alterações ambientais deixam de ser uma preocupação, minimizando o custo e o tempo de desenvolvimento e permitindo aumentar a carga útil.
Segundo a NASA, todas essas possibilidades se traduzirão em uma ampla gama de futuras aplicações para os microssatélites, sobretudo para as observações ambientais.


FONTE SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Satélites científicos são lançados da ISS pela primeira vez. 14/12/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=satelites-cientificos-lancados-iss. Capturado em 19/12/2012. 

Nenhum comentário: