sexta-feira, 18 de março de 2011

PLC NEM PENSAR! PLC FORA...

NÓS RADIOAMADORES TEMOS QUE AGIR CASO CONTRÁRIO NOSSAS BANDAS SERÃO DADAS GRATUITAMENTE PARA AS EMPRESAS.

INTERNET VIA REDE ELÉTRICA NÃO FUNCIONA! 
A idéia de transmitir dados via os cabos de energia elétrica não é nova e vem sendo muito divulgada. Essa tecnologia possui muitos nomes bonitos como PLC (Power Line Communications), PDSL (Power line Digital Subscriber Line), BPL (Broadband over Power Lines) e por ai vai.
Sempre que se fala nessa tecnologia, aparece alguém com pouco conhecimento dizendo: que maravilha, a rede elétrica tem uma cobertura fantástica, poderemos levar Internet para comunidade carentes/rurais/distantes, etc. O pacote de besteiras é grande.
O objetivo desse texto é deixar claro porque o PLC nunca irá gerar impacto no mercado de banda larga (a não ser dentro de casa, para ligar a babá eletrônica e olhe lá).
Em primeiro lugar, vamos olhar a concorrência. É verdade que o PLC usa uma infraestrutura que já existe, mas o ADSL também. E o ADSL tem uma vantagem gigantesca: o cabo é trançado. Pode parecer pouca coisa, mas em comunicação o uso do par trançado diminui em dezenas ou centenas de vezes o nível de ruído. Alguém pode lembrar que nem toda rede telefônica é trançada, que algumas instalações domésticas não tem o trançado, etc. Não importa, mesmo quando a telefonia tem trechos de fios paralelos, a distância desse paralelismo é curta.
Como o PLC não inventa nenhuma tecnologia exclusiva, temos que o PLC e o ADSL usam a mesma evolução tecnológica. Os dois usam a mesma tecnologia básica, mas o ADSL tem uma estrada asfaltada enquanto que o PLC uma estrada de terra esburacada.
Traduzindo: não importa o ano, não importa o país, o ADSL será sempre será muito mais barato e terá muito mais banda que o PLC.
Mas ai alguém lembra: os cabos elétricos chegam em localidades aonde a telefonia não chega, como zonas rurais, áreas de baixa renda, etc.
Nesses casos, a distância dessas regiões para os centros urbanos é normalmente tão grande, que o investimento simplesmente não compensa. Exatamente pelo fato das linhas de transmissão serem paralelas, o PLC necessita de repetidores (caros) a cada 2 ou 3 Km. Para uma comunidade a apenas 10Km de um centro, seriam 4 a 5 repetidores. Seria muito mais barato passar uma fibra (e olha que passar fibra não é barato) ou então fazer um enlace wireless.
A cada 6 ou 7 meses os fabricantes de PLC lançam algum press-release sobre algum case de sucesso. Eu tenho acompanhado a realidade de muitos desses "cases de sucesso" e na verdade são cases de fracasso (ou, sendo otimista, são cases de pouco sucesso), aonde os resultados obtidos são muito ruins.
E olha que eu ainda nem falei da baixa qualidade das instalações elétricas brasileiras, feitas por eletricistas "intindidos" no assunto, que geram alta reatância na rede e dificultam ainda mais a vida do PLC.
Na minha opinião, o PLC é uma curiosidade tecnologia sem aplicações práticas. Continuaremos a ver "cases de sucesso" sendo divulgados, mas nenhum impacto real na disponibilidade da banda larga.
E isso não é culpa dos fabricantes nem da tecnologia. É culpa do meio físico (cabos paralelos) que não foram feitos para transmissão de informações
FONTE

http://under-linux.org/blogs/mlrodrig/porque-internet-via-rede-eletrica-nao-funciona-1088/



PLC:CONFLITO TECNOLÓGICO 


"...Em pleno século XXI faz-se necessário privilegiar processos tecnológicos limpos e que sejam maisharmônicos com outros serviços, comunicações que não sejam interferentes a ponto de cercear o direito do

cidadão de acessar os canais de comunicação social pública gratuita.

A digitalização deve vir para compor e não destruir formas de comunicação devido as suas impropriedades tecnológicas, contaminando o espectro eletromagnético, um bem público que deveria ser protegido e não vilipendiado pelo atual Conselho da ANATEL.

Neste sentido o PLC não compõe um ambiente convergente e muito menos complementar. Não basta combinar o PLC com wireless e outras tecnologias; não é a formação sistêmica que garante a legitimidade técnica, política, social ou econômica. O proposto PLC já é conflituoso em seu fundamento tecnológico..."


PLC/BPL: UMA TECNOLOGIA POLUIDORA 

"...Como o PLC inviabiliza o efetivo uso das freqüências por ela interferida, se trata na prática de uma apropriação indireta não-onerosa pelas empresas do setor elétrico de imensas porções do espectro eletromagnético já em utilização por outros serviços de comunicações..."







PLC - A L E R T A - CONTAMINAÇÃO NO AR! 

Um verdadeiro vírus a nível de RF.
Veneno elétrico e eletrônico.
Impróprio para uso!!!







Mais informações em: http://archangelo.net/temp/plc/archangelo_plc_texto1.pdf
Flávio Archangelo é Doutor em Comunicação pela UMESP.
Membro do COMTEC, Grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais



PLC FORA DOS EUA!!!

As empresas distribuidoras de eletricidade dos EUA e seus defensores na FCC receberam um duro golpe em 2008 com a vitória da ARRL, Liga Americana de Rádio, na Suprema Corte Federal contra a condução da Agência no processo de provação do PLC/BPL, ao desconsiderar as advertências referentes às interferências no espectro de HF, inclusive já com a recente tecnologia que teoricamente protege bolsões reduzidos de espectro.
O governo dos EUA e sua agência tiveram que, vergonhosamente, recuar e ainda revisam muitos dos termos sobre o PLC/BPL, por sinal com quesitos praticamente idênticos aos propostos pela ANATEL. 
Mais informações em: http://archangelo.net/temp/plc/archangelo_plc_texto1.pdf
Flávio Archangelo é Doutor em Comunicação pela UMESP.
Membro do COMTEC, Grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais



PLC:UM DESRESPEITO ÀS TELECOMUNICAÇÕES!

"...Na prática a idéia do PLC não tem nada de novo, é considerado no Brasil há mais de dez anos e sempre tem enfrentado um desafio gravíssimo: a notória, importante e destrutiva geração de interferências no espectro de rádio..."
"...O modelo proposto de PLC é uma das mais poluidoras ecnologias de comunicação da atualidade.Transforma o Brasil num depositário de dispositivos eletrônicos inaceitáveis em muitos países, um reservado mercado internacional de tecnologia suja..."


Mais informações em: http://archangelo.net/temp/plc/archangelo_plc_texto1.pdf
Flávio Archangelo é Doutor em Comunicação pela UMESP.
Membro do COMTEC, Grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais




Após a leitura visite meu Blog de Vendas

4 comentários:

Anônimo disse...

Para vc que mora em cidade é facil falar isso. Mas nós que moramos nos sitios ficamos isolados por não termos acesso a internet, vcs só pensão no seus interesses não pensão nos outros,´vc já parou para pensão o que seria de vcs se não fossem os produtores rurais, onde vcs iriam plantar o arroz e o feijão de cada dia no asfalto por acaso, cara para e pensa um pouco se não fossem os produtores rurais vcs que moram em cidades não teriam o que comer, agora só por que nos moramos em areas rurais não temos direito a acesso a internet, todas as maneiras que iventam para fazer sa transmissão para nos vem vcs e falam que vão ficar prejudicados, pensa um um pouco para todo lugar que vc vai tem sinal de radiofrequencia, seja ela de celular, satelites, fm, am, emfim não tem como vc escapar da radiofrencia, e outra essa frequencia irá navegar pelos cabos de redes e não pelo ar, agora ve se cai a ficha e pare e pense um pouco nos outros e não so em vc.

Renato Nunes - PY1ET disse...

Porque fazer um comentário de forma Anônima? Identifique-se.
No que tange a PLC você leu e não entendeu nada. Faça uma leitura de forma que entenda e assim voltamos a conversar.

73...

Romero disse...

Renato, desculpa o Anônimo...

A solução para a internet na zona rural não esta na rede elétrica mas sim no 3g (assim eu vejo)... Se disser: aqui não pega ... leia esta postagem (http://py1et.blogspot.com/2011/03/antena-externa-para-placa-3g-huawei-220.html)

vlw pelo compartilhamento do conhecimento... ;)

Abs
Romero

Renato Nunes - PY1ET disse...

Romero compartilho com você a solução deste problema. Sabemos que na Europa, Ásia e America do Norte, melhor dizendo quase que na totalidade dos países a PLC não vingou e isso pelo fato de prejudicar mais do que colaborar.
A 3G é a melhor solução, sendo que dá trabalho e os custos são elevados. Levando em conta que a visão dos empresários e do governo é apenas lucro a PLC se tornou o meio mais fácil e se isso vingar irá gerar grandes problemas, não apenas para os meios de comunicação como também para o usuário.
Fiz um teste em laboratório com esta bendita PLC e seu funcionamento foi desastre para o usuário, não levei em conta a outra parte.

Grato pela ideia e "Vamos compartilhar conhecimentos".