terça-feira, 8 de setembro de 2015

CHAVE REMOTA DE ANTENA VIA COAXIAL DE 4 POSIÇÕES

     Uma excelente maneira de economizar com coaxial ou minimizar aquela dor de cabeça quando se reside em prédio e tem apenas a passagem para um único coaxial.
Quando menciono que o achismo deve ser visto com bom olhos alguns criticam mas estes nem isso fazem.




Um dos grandes problemas para quem gosta de rádio recepção, radioescutas e radioamadores é ter que ter um cabo para cada antena, principalmente se você trabalha com uma banda larga que cubra o HF, VHF e UHF.
Uma saída é usar uma antena multi banda, como a antena mostrada no artigo antena Dipolo Vertical VHF e UHF, mas mesmo assim não cobriria todo o espectro de RF. Também vimos um artigo que mostra uma saída para a recepção de TV via satélite e V/UHF no mesmo cabo, mas em nosso caso só poderia ser usado para recepção e não para transmissão, além de ser dedicado ao uso de LNB.

Chave Remota para várias Antenas via Coaxial 

Muitos radioamadores utilizam equipamentos comerciais para sanar esse problema, um deles é a chave remota de antenas MFJ-4714 para seis antenas e só um cabo. Mas aqui neste artigo vamos ver um circuito eletrônico de chave de antenas mais simples e barato.

O equipamento tem um funcionamento simples, uma cpu fica de um lado do cabo, junto aos equipamentos de rádio, a cpu controla qual antena deve ser usada através de uma chave de várias posições.

Esta cpu é o controle remoto e do outro lado do único cabo coaxial fica o receptor, ele que selecionará  a antena segundo o que foi informado através da chave na cpu por meio de um relé. A chave rotativa da cpu é simples e permite que você selecione uma de quatro antenas.




A sacada do projeto é que uma tensão de controle (DC) passa através do cabo coaxial para alimentar os dois relés que comutam as antenas,  isso sem prejudicar a recepção.
É um circuito muito simples, são dois relés DPDT, os diodos são comuns, retificadores tipo 1n4002, os capacitores são eletrolíticos de 100uF x 50Volts e os capacitores de acoplamento de 0,1 uF x 100v.

O transformador de entrada deve ter  o seu secundário na mesma tensão dos relés, que no caso deste circuito é de 12 Volts
Já as bobinas ( choque de RF), RFC são de 25 mH  (Para VHF, bobinas de menores valores podem ser necessárias para evitar ressonâncias em banda).




FONTE - http://blog.novaeletronica.com.br/chave-remota-de-antena-via-coaxial-de-4-posicoes/

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

SK PY1EO BELL

Uma notícia que com certeza ninguém gosta, hoje dia 07 de setembro faleceu o colega PY1EO Bell. Grande colaborador e incentivador do radioamadorismo não apenas a nível de Rio de Janeiro como também a nível Brasil.

A família chora pela perda de um familiar e nós radioamadores pela perda de um colega. Suas lutas e suas conquistas com certeza serviram para os atuais colegas se inspirarem e os novos que ainda estão por vir se orgulharem de termos um dia um radioamador de verdade.





Site http://py1eo.net/
QRZ https://www.qrz.com/db/PY1EO

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

RIO VAI SEDIAR CONFERÊNCIA GLOBAL QUE DISCUTE NOVAS TECNOLOGIAS

A cidade do Rio de Janeiro vai sediar, nos dias 18 e 19 de novembro, a conferência mundial sobre tecnologias emergentes, conhecida como EmTech. O evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros que debaterão as mudanças tecnológicas com cerca de 800 cientistas, empresários, empreendedores, inovadores e pesquisadores.

O EmTech, organizado pela MIT Technology Review, publicação do Massachusetts Institute of Technology, ocorre também nos Estados Unidos, no México, na Colômbia, no Equador, na Espanha, em Cingapura e Hong Kong.
Ao lançar hoje (26) a capital fluminense como sede da primeira edição da conferência no Brasil, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luís Fernandes, disse que a EmTech tem um simbolismo importante, porque a construção do futuro pede políticas públicas de longa duração, que possam gerar resultados para a sociedade brasileira e que concebam a inovação em todo o espectro.

De acordo com Luís Fernandes, as tecnologias emergentes e os empreendedores jovens são a combinação do futuro, porque enfrentamos o “desafio da inovação, em um país que ainda tem baixa propensão à inovação e ao risco, e tende a optar por soluções fáceis e conservadoras e, por isso, não são efetivas alavancas da construção do futuro”.
Para o presidente da Finep, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) traz uma referência global de reflexão sobre tecnologias emergentes, ao mesmo tempo em que é um “partícipe ativo da construção de ecossistemas de inovação, antenados com a visão de construção de futuro”.

Já o vice-presidente do MIT, Israel Ruiz, disse, sobre a importância de se investir em capital humano e em projetos inovadores locais, que “a tecnologia pode transformar vidas". Segundo Ruiz, a tecnologia gerou mudanças essenciais em todas as indústrias e chegou a hora de priorizar as mudanças na educação de qualidade em todo o mundo.
Ao falar sobre a conferência, a diretora da EmTech Brasil e da MIT Technology Review, Cecilia Nicolini, destacou que a EmTech pretende ser um espaço para criar e para pensar. Segundo ela, as pessoas, por meio da tecnologia, podem resolver problemas que ainda não têm solução.

A diretora lembrou que um dos programas do MIT, voltado para a criação de uma comunidade global que cria e usa tecnologia para desenvolver soluções para problemas mundiais, ocorreu no ano passado no Brasil. “Foram incríveis os projetos que recebemos. O sistema de empreendedores e inovação que vocês têm aqui no Brasil é ótimo”, disse.
De acordo com Cecilia Nicolini, a EmTech tratará de tecnologias que vão mudar o mundo nos próximos anos. Entre elas, a biotecnologia, a educação do futuro, o abastecimento de água e os desafios da medicina. Durante o encontro, será premiada a segunda geração de jovens talentos inovadores brasileiros com menos de 35 anos. Haverá ainda um fórum de investimentos, para fazer a conexão das startups (empresas emergentes) brasileiras inovadoras com potenciais investidores.

Um dos premiados no ano passado pela MIT Technology Review foi Eduardo Bontempo, criador da plataforma Geekie Lab, que desenvolve tecnologia para educação, a partir de inteligência artificial. A empresa personaliza o ensino em escolas e universidades em função das necessidades de cada aluno. Bontempo disse que para o desenvolvimento do negócio, o impacto do prêmio foi super relevante. "Dá um selo de credibilidade”, destacou. Segundo ele, além de imprimir mais qualidade ao projeto, a premiação ajuda a dar visibilidade e a atrair novos talentos para a empresa.





SITE EBC. Rio vai sediar conferência global que discute novas tecnologias. 28/08/2015. Online. Disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2015-08/rio-vai-sediar-primeira-edicao-da-emtech-conferencia-global-de. Capturado em 04/09/2015. 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

MANTO DA INVISIBILIDADE ELIMINA INTERFERÊNCIA ENTRE ANTENAS

Invisibilidade para antenas
As metassuperfícies representam a primeira aplicação prática dos esforços recentes da óptica transformacional e seus mantos da invisibilidade.
As primeiras beneficiadas com essas novas tecnologias são as antenas - e, por decorrência, todas as comunicações sem fios.
Recentemente uma equipe anunciou o uso de metassuperfícies para criar uma antena de absorção total, capaz de capturar energia do ar.
Agora outra equipe usou a mesma tecnologia para eliminar a interferência entre antenas, um problema crescente dada a proliferação e a convivência de antenas, sobretudo no alto dos prédios das grandes cidades.


Camuflagem para antenas
Embora não haja ainda um manto da invisibilidade que consiga tornar um objeto totalmente invisível para todos os comprimentos de onda da luz, a tecnologia pode ser útil mesmo operando em faixas mais estreitas.
"O que podemos fazer com o estado da arte atual nos mantos da invisibilidade é desenvolver revestimentos de material especial para colocar em torno de antenas de banda estreita que funcionam como camuflagens, a fim de fazer uma antena invisível para uma ou mais antenas espaçadas operando em frequências diferentes," explica o professor Doug Werner, da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
De acordo com Werner, quando há muitas antenas próximas umas das outras, por exemplo em torres de telefones celulares ou a bordo de navios, cada uma interfere com o desempenho de cada uma das outras, e nenhuma é capaz de operar em sua capacidade total.



Acoplamento e bloqueio
Há duas razões para essa interferência: o acoplamento mútuo e o bloqueio mútuo. O acoplamento mútuo pode causar uma redução na capacidade de uma antena para irradiar eficientemente um sinal. O bloqueio mútuo ocorre quando a radiação de uma antena é bloqueada em uma certa direção por outra antena.
Esses dois fenômenos têm sido um problema há muito tempo, mas não havia uma solução ideal para lidar com ambas as questões simultaneamente até o advento das metassuperfícies.
"Fomos capazes de colocar estes revestimentos em torno das antenas para isolá-las ou encobri-las de outras antenas, essencialmente tornando-as invisíveis, a fim de manter ou restabelecer as propriedades intrínsecas de radiação desejadas", disse Werner.
"É um grande avanço em termos da tecnologia de camuflagem se movendo para mais perto das aplicações práticas," finalizou ele.




SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Manto da invisibilidade elimina interferência entre antenas. 07/07/2015. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=manto-invisibilidade-elimina-interferencia-entre-antenas. Capturado em 03/09/2015.



quarta-feira, 2 de setembro de 2015

CICLO DE PALESTRAS GRATE & RIO DX GROUP - 10/11 OUTUBRO TERESÓPOLIS RJ

As palestras estão convidativas ainda mais por apontar pontos chaves.
Algo que é pouco falado é aterramento para proteção da estação de radioamador e PY1DPU João Saad com mais de 30 anos de experiência na Eletrobras irá ministrar uma palestra que com certeza vai mudar sua concepção sobre proteção.