sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Dicas para busca no Google

TRUQUES PARA FAZER BUSCAS NO GOOGLE 
Encontrei estas dicas em um site de radioamador, não me lembro o endereço em exato. 

Praticamente todo usuário de internet, inclusive você, já se deparou com essa situação: ao procurar mais informações sobre um determinado assunto na web, entrou em um site de buscas, escreveu algo naquela tradicionaljanelinha e... não encontrou o que gostaria.

Pois isso acaba hoje: sempre adorei as facetas do Google para busca avançadas e vou compartilhá-las com você agora, dividindo as dicas nas categorias "básica", "avançada" e "números". :)

Opções básicas - O Google não diferencia letras maiúsculas, minúsculas ou acentuação. Para o programa, coração é a mesma coisa que coracao ou CoRaÇÃo.

1) Busca simples - Você pode fazer uma busca com uma ou mais palavras: quando elas são separadas por um espaço, o sistema procura uma E também a outra. Exemplo: Ayrton Senna. Como resultado, o programa vai trazer todo os sites que tenham as palavras Ayrton E Senna, mesmo se elas estiverem separadas no texto.

2) Frase exata - Colocando as duas palavras entre aspas, a busca será efetuada com todas as palavras, na ordem em que foram escritas. Exemplo: "Ayrton Senna". O resultado irá apresentar todos os sites nos quais a palavra Ayrton é obrigatoriamente seguida pela palavra Senna.

3) Excluindo uma palavra - É possível fazer isso colocando um sinal de menos (-) na frente da palavra que deseja excluir. Exemplo: "Ayrton Senna" -Prost. O resultado vai apresentar sites que tenham "Ayrton Senna", nesta ordem, e não contenham a palavra Prost.

4) Encontrando sinônimos - Coloque um sinal de til (~) na frente da palavra que deseja procurar; assim, a ferramenta exibirá seus sinônimos. Exemplo: "Ayrton Senna" ~espetacular.

Opções avançadas 

1) Busca no título da página - Para buscar o título da página, esse que aparece lá no topo da janela, escreva o termo intitle: seguido da expressão que quer encontrar. Exemplo: intitle:"Ayrton Senna". O resultado irá apresentar as páginas que contenham a expressão "Ayrton Senna" no titulo, e não necessariamente no corpo da página. Use allintitle: para buscar por todas as palavras e expressões no título.

2) Procurar em um site específico - Você pode procurar dentro de um site específico, usando o termo "site:" acrescido da URL básica do site. Exemplo: "Ayrton Senna" site: globo.com. O resultado irá apresentar todos os registros da expressão ] "Ayrton Senna" em todos os sites da globo.com.

3) Todas as palavras no texto da página - Quando você quiser garantir que todas as palavras estão no texto da página (não em links, titulo e etc), use allintext:. Exemplo: allintext: "Ayrton Senna". O resultado irá apresentar apenas sites em que a expressão "Ayrton Senna" esteja no corpo do texto.

4) Busca por intervalo entre números - Se você está procurando um produto e quer apenas os resultados de busca entre duas faixas de preço, use valor 1..valor 2Exemplo: "Câmera digital" 500..1.000. O resultado conterá sites com a expressão "câmera digital" e números inteiros entre 500 e 1.000.

5) Buscar excluindo conteúdo adulto - Seu filho precisa fazer um trabalho de escola e vai procurar termos como "sexo" e "camisinha"? O risco de ele encontrar um site com conteúdo adulto nesse caso é muito grande. Para diminuir o risco dele ver algo que não deveria, clique aqui e configure essa opção em seu navegador.

6) Busca por tipos específicos de arquivos - Pode ser que alguma vez seja necessário encontrar um arquivo com uma extensão específica, como um arquivo PDF de um manual que você perdeu. Para isso, Use o termo filetype: ou ext: acrescido da extensão que você quer. Exemplo: "manual Celta" ext:PDF. O resultado irá apresentar apenas documentos PDF com o a expressão "manual Celta" em seu conteúdo. NÚMEROS Também é possível brincar com as buscas do Google fazendo cálculos matemáticos, conversão de moedas, etc, etc e etc. Vamos lá!

1) Operações matemáticas
Soma: número + número
Subtração: número - número
Multiplicação: número * número
Divisão: número / número
Clique no link para ver a lista completa de operações.
[1]http://www.google.com.br/help/calculator.html

2) Operações de conversão de moeda
Você precisa saber quanto vale US$ 100 em euros? Simples: escreva o valor, a moeda de origem, a palavra in e a moeda final. Exemplo: 100 USD in euros. Uma observação importante:se o google aparece em português para você, use no lugar de IN a opção EM: 200 USD em euros